Por vaga em 2016, Haas reduz lista de pilotos para cinco e aprova Gutiérrez como possível titular para estreia na F1

Atual reserva da Ferrari, Esteban Gutiérrez é visto como um bom nome para Gene Haas na estreia da sua equipe no grid da F1 na próxima temporada. O norte-americano disse que a decisão sobre sua dupla de pilotos deve sair nas próximas semanas

Esteban Gutiérrez surge como grande favorito para ser um dos titulares da Haas, a nova equipe da F1, para a temporada 2016. O mexicano ocupa atualmente o posto de piloto reserva da Ferrari depois de ter corrido nos últimos dois anos para a Sauber, mas sem tanto sucesso. Recentemente, Esteban, de 24 anos, disse que estreou na F1 “no lugar errado e na hora errada”.

Gene Haas, proprietário da mais nova equipe da F1, indicou que a lista de candidatos à vaga de titular no time para 2016 foi reduzida para cinco nomes. Embora não tenha detalhado os pilotos da relação, o norte-americano citou recentemente o interesse em Nico Hülkenberg, além da dupla reserva da Ferrari, Gutiérrez e Jean-Éric Vergne. Contudo, o francês assinou recentemente contrato com a DS Virgin Racing para a disputa da segunda temporada da F-E.

Em entrevista à publicação norte-americana ‘Motorsport.com’, Haas falou sobre seus planos para o futuro. “Acho que reduzimos [a lista] para cinco agora.”

Reserva da Ferrari, Esteban Gutiérrez pinta como grande favorito a uma das vagas na Haas para 2016 (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

Sobre Gutiérrez, Haas destacou sua proximidade com a Ferrari. A fábrica de Maranello, aliás, é a grande parceira da escuderia norte-americana nesta nova jornada no automobilismo, agora no grid da F1.

“Ele é reserva da Ferrari, de modo que a Ferrari estaria interessada em ver como ele pode ir e o tipo de ajuda a ambas as partes. Nós teríamos um piloto que a Ferrari pensa ter muito potencial, e vamos ver como ele se desempenha também”, afirmou.

Questionado sobre o prazo determinado para a decisão sobre seus pilotos, Gene Haas espera que tudo esteja definido nas próximas semanas, mas quer esperar a decisão das outras equipes para ver se consegue contar com algum piloto mais experiente e disponível no mercado.

“Nas próximas quatro semanas ou, então, neste mês, quando as decisões são intensas. Mas também estamos esperando as atuais equipes de F1 tomarem suas decisões antes de nós. Você nunca sabe quem vai ficar disponível”, explicou. “Parece que as equipes maiores estão apostando em pilotos cada vez mais jovens, por isso alguns dos pilotos mais experientes podem ficar disponíveis”, concluiu o dirigente.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube