Por World Series, Renault questiona FIA sobre novos critérios para obtenção da superlicença na F1, diz revista

O novo sistema de pontos, que integra o regulamento da FIA para a obtenção da superlicença na F1, causou surpresa na Renault. A montadora francesa, responsável pela World Series, agora procura ajustes e já iniciou conversas com a entidade. A informação é da revista inglesa ‘Autosport’

A Renault entrou em contato com a FIA como forma de discutir os novos critérios adotados pela entidade com relação à obtenção da superlicença, documento obrigatório para o piloto ingressar na F1.

A montadora francesa é a responsável pelas categorias que integram a World Series e que foram classificadas pela federação abaixo do esperado. De acordo com as regras, a F-Renault 3.5, a principal série do campeonato da fabricante, vale menos pontos do que a F3 Europeia, por exemplo. Já a F-Renault 2.0 foi aparece abaixo da F4.

O campeonato é atualmente um dos mais importantes no acesso à F1. Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo são alguns dos nomes revelados pela série. O atual campeão, Carlos Sainz Jr., vai estrear na F1 nesta temporada pela Toro Rosso.

Sainz Jr. é o atual campeão da F-Renault 3.5 e vai estrear em 2015 na F1 (Foto: World Series)

Segundo matéria da revista inglesa 'Autosport', a Renault se mostrou surpresa com o regulamento da FIA e que agora procura um canal para negociar com a entidade, com o objetivo de conseguir ajustes nos critérios.

Entende-se que o órgão regulador do esporte conversou, em dezembro último, com as principais montadoras, incluindo a Renault, sobre o plano de impor um sistema de pontuação para a aquisição da superlicença ao longo de 2015. A fabricante francesa, entretanto, está agora empenhada em estabelecer novas negociações sobre o assunto.

Ainda de acordo com a publicação, a Renault escreveu às equipes da World Series, dizendo que "nós vamos tomar todas as providencias possíveis para defender os nossos campeonatos".

Chefe da Dams, equipe campeã da World Series em 2014, Jean-Paul Driot disse que a F-Renault 3.5 vai crescer ainda mais, apesar da classificação dada pela FIA, mas acredita que o assunto precisa ser revisto. "Eu acho que deveria haver uma discussão objetivo entre os promotores desses campeonatos, para se entrar em um consenso sobre quem faz mais na escalada até a F1", explicou.

"Esta é a única maneira que vejo para acertar tudo isso. Ou seja, temos se sentar todos juntos e encontrar uma solução conjunta para isso", completou.

RICCIARDO VÊ MERCEDES JÁ NO TOPO E ACHA QUE RED BULL ALCANÇA EM 2015

Daniel Ricciardo fez uma grande temporada em 2014, mas a Red Bull não entregou a ele um carro que desse condições de conquistar o título mundial. Em 2015, Ricciardo crê que a Mercedes não tem mais o que melhorar, enquanto Red Bull ainda tem muito onde evoluir. Portanto, o piloto acredita que a diferença entre as duas irá diminuir bastante 

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

CHEFÃO DIZ QUE FIA ACERTOU AO EXCLUIR F-E DOS CRITÉRIOS PARA OBTENÇÃO DA SUPERLICENÇA NA F1

Alejandro Agag, diretor-executivo da F-E, afirmou que a FIA fez uma escolha lógica, quando optou por não colocar a categoria dos carros elétricos entre os campeonatos que podem beneficiar um piloto na obtenção da superlicença na F1

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO

MUITO AJUDA QUEM…

Desde o fim de 2011, é pelo sobrenome Wolff que a escocesa Susie atende. Antes, ela era conhecida como Susie Stoddart, a pilota da Mercedes no DTM. A mudança de nome se deu pelo casamento com Toto Wolff, o chefão da mercedes na F1, e o empresário austríaco acredita que tem mais atrapalhado do que ajudado na carreira da esposa. Ao falar da relação com Susie à revista francesa ‘Auto Hebdo’, o dirigente disse que não gosta de vê-la sendo chamada de 'a esposa do Toto Wolff’ e admitiu que ela já foi prejudicada pela associação.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.