Porsche diz que Fórmula 1 é “capítulo fechado” e sacramenta: “Não é objetivo para nós”
O chefe de automobilismo da Porsche, Thomas Laudenbach, enfatizou que o foco da montadora alemã está totalmente focado em competições como o WEC, que lidera no momento com o #6
A Fórmula 1 é coisa do passado para a Porsche. Após manifestar interesse em fazer parte da categoria máxima dos monopostos a partir da temporada 2026 e chegar perto de fechar acordo com a Red Bull, a marca alemã pertencente ao Grupo Volkswagen afirmou que o assunto atualmente se trata de um “capítulo fechado” e que o foco está totalmente voltado para competições como o Mundial de Endurance (WEC).
As conversas entre Porsche e F1 começaram para valer ainda em 2021. Na ocasião, as partes se reuniram na Áustria junto com a Audi — também pertencente ao Grupo VW — para discutir a geração de motores de 2026, com a parte elétrica ampliada e mais sustentável. Os planos foram ganhando cada vez mais corpo até que, em agosto de 2022, a fabricante registrou a marca ‘F1nally’, em alusão à palavra inglesa finally (finalmente).
A porta de entrada também já havia sido escolhida: a Red Bull, determinada a fabricar as próprias unidades de potência com a chegada do novo regulamento, porém, ao contrário da Audi, que sempre esteve disposta ao papel de fornecedora para uma equipe já estabelecida, o desejo da Porsche era ter nas mãos controle igualitário das operações.
Os taurinos, claro, não concordaram, e o acordo não foi à frente. Sem opções, a Porsche começou a ver a F1 cada vez mais distante, mas isso não representa mais um problema, na visão do chefe de automobilismo, Thomas Laudenbach.
“[A Fórmula 1] é um capítulo fechado neste momento”, sacramentou o dirigente em resposta ao GRANDE PRÊMIO durante passagem do WEC por Interlagos, em julho. “É isso. Quando fecho uma porta, não consigo ver o que há por trás. Honestamente, está fora de questão”, acrescentou.
“Estamos totalmente focados no que estamos fazendo agora. Se você for ver, temos tantas atividades diferentes e estamos muito ocupados. Somos muito felizes com o que fazemos. É isso”, frisou.
Quando questionado sobre uma nova chance no futuro, Laudenbach chegou a brincar ao citar um ano completamente aleatório. “Essa é uma pergunta que posso responder qualquer coisa. Em 3071, provavelmente sim. Nesse momento, a F1 não é um objetivo para nós. Não estamos gastando nenhuma energia nisso”, encerrou.
Enquanto a Porsche segue focada no WEC, campeonato que lidera na classe dos hipercarros, a Audi estará na F1 em 2026 com a Sauber. Já a Red Bull buscou parceria com a Ford para o desenvolvimento dos próximos motores.
Após as férias, a Fórmula 1 volta às pistas entre os dias 23 e 25 de agosto para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Russell pega carona em evolução da Mercedes e mira posição de liderança na F1 2025