Prefeitura de São Paulo suspende licitação para concessão de Interlagos

Em publicação no Diário Oficial da última terça-feira (28), a Prefeitura de São Paulo determinou a suspensão da licitação para a concessão do Complexo de Interlagos — que compreende autódromo e kartódromo — para a iniciativa privada

A licitação para a concessão do Complexo de Interlagos — instalações que compreendem autódromo e o kartódromo — está suspensa. A determinação, tomada pela Prefeitura de São Paulo, foi publicada na edição da última terça-feira (28) no Diário Oficial da capital paulista. A abertura dos envelopes com as propostas de concessão estava prevista para o mesmo dia.
 
Segundo o documento, a prefeitura informa que, “à vista dos elementos que instruem o presente, notadamente os ofícios do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, SSG – GAB nsº 8369, 8370 e 8371/2020 doc SEI nº 028369543, ‘concluindo que o certame não possui condições de prosseguimento’”.
 
Dias antes, no sábado, o Tribunal de Contas do Município de São Paulo publicou no Diário Oficial despacho do conselheiro Edson Simões determinando a suspensão da licitação para a concessão do Complexo de Interlagos à iniciativa privada. 
Licitação para a concessão do complexo de Interlagos está suspensa (Foto: Duda Bairros/Vicar)
No despacho, Simões cita — com trechos sinalizados em negrito pelo Diário Oficial — que a Subsecretaria de Fiscalização e Controle apontou, em 21 de janeiro, em relatório preliminar, a existência de 19 irregularidades e seis recomendações/esclarecimentos, totalizando 25 apontamentos. Em 19 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) e a Secretaria de Governo Municipal (SGM) publicaram nova versão do edital.
 
Em 21 de fevereiro, a SGM manifestou-se a respeito do citado relatório preliminar. Depois de analisar a documentação apresentada, a auditoria emitiu, em 20 de março, o relatório conclusivo de acompanhamento de edital no qual concluiu que, de 25 apontamentos, permaneceram 15 infringências/impropriedades e quatro recomendações/esclarecimentos, o que levou a conclusão de que o certame “não reunia condições de prosseguimento”.
 
O documento do TCM também informa o valor estimado para o que é chamado de concessão onerosa de uso do complexo de Interlagos para reforma, gestão, manutenção, operação e exploração: R$ 6,186 bilhões e prazo de 35 anos.
 
Dentre as chamadas “infringências/impropriedades” apontadas pelo conselheiro do Tribunal de Contas, estão a ausência de estudos realizados para estimar as receitas, os investimentos e os custos e despesas, com suas fontes e cálculos realizados para 35 anos de concessão, além de o projeto proposto não se enquadrar nos modelos de concessão atualmente vigentes no ordenamento jurídico.
 
O Tribunal de Contas também faz consideração a respeito do momento atual e ressalta “que o atual cenário de crise poderá afetar os estudos de demanda, dentre outros aspectos que embasam o presente projeto, vez que os impactos e reflexos da pandemia do Covid-19 poderão perdurar por longo período, notadamente no que tange a aglomeração de pessoas. Ainda em função deste cenário, questiona-se a conveniência de serem firmados contratos de concessão, com prazos tão extensos, em que há possibilidade de que pleitos de reequilíbrio econômico-financeiro sejam apresentados logo de início, impondo eventuais ônus ao Poder Público”.
 
São Paulo tem contrato com a Fórmula 1 até o fim de 2020 para receber o GP do Brasil. A prova deste ano está marcada para 15 de novembro. Contudo, em função da pandemia do novo coronavírus e também pelo fato de o Liberty Media ainda não ter divulgado oficialmente o calendário revisado da temporada, os ingressos para o evento ainda não foram colocados à venda.
Paddockast #58
COMO SERIA O GRID DA F1 SEM PILOTOS DA F1?

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.