Preocupada com Mundial de Construtores, Renault quer substituir Palmer por Sainz no GP da Malásia, diz site

A Renault, hoje oitava no Mundial de Construtores, tem urgência para melhorar os resultados. De acordo com o site ‘Motorsport.com’, a solução para isso é Carlos Sainz Jr., que substitui o criticado Jolyon Palmer na Malásia. A troca causa um efeito dominó que também afeta McLaren, Honda e Fernando Alonso

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O medo de ficar para trás no Mundial de Construtores leva a Renault a considerar uma mudança radical na altura do GP da Malásia. De acordo com o site ‘Motorsport.com’, a equipe quer colocar Carlos Sainz Jr. no lugar de Jolyon Palmer, antecipando uma troca que deveria acontecer apenar em 2018.
 
O futuro de Sainz é fundamental para o mercado de pilotos e motores da F1. A transferência permite que a Toro Rosso, em troca de liberar o espanhol, corra com motor Honda em 2018. Por tabela, a parceria dos japoneses com a equipe italiana permite que a McLaren corra com motor Renault – fundamental para que Fernando Alonso renove o contrato.
 
A expectativa inicial era de que esta série de eventos só tivesse efeito em 2018. Mas a Renault, hoje oitava no Mundial de Construtores, ainda quer superar as equipes rivais – tarefa que fica difícil com Palmer, ainda zerado em 2017, em um dos carros.
Carlos Sainz está na mira da Renault (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Com Sainz topando ir para a Renault, a Toro Rosso precisa encontrar um novo piloto com certa urgência – e este seria Pierre Gasly, campeão da F2 em 2016. O francês tem a carreira pela Red Bull, mas sofre para encontrar espaço na F1.
 
A troca na Malásia seria, em outras palavras, o mais cedo possível. Restando apenas uma semana até o GP de Singapura, o tempo hábil para trocar pilotos é mínimo. A prova em Sepang, por sua vez, vai acontecer em três semanas, dando uma folga maior para concretizar a operação.

Aos 23 anos, Sainz é um dos mais promissores talentos a surgir na F1 nos últimos anos. Mesmo com o equipamento limitado da Toro Rosso, o piloto é nono no Mundial de Pilotos deste ano e tem um sexto lugar em Mônaco como ponto alto da temporada.

Entenda o 'efeito dominó'

O movimento que o GP da Itália não apresentou na pista foi visto no paddock entre McLaren, Renault e Honda. Diante do ultimato – termo que Alonso insiste em rechaçar, mas que existe – na base ‘ou eu ou a Honda’, a equipe gerida por Zak Brown entrou em acordo com a Renault e procura/espera que a Honda se arranje em algum lugar no grid para 2018. A única opção que se vislumbra é a da Toro Rosso, com quem a montadora japonesa conversou tempo atrás e não apertou as mãos. Mas há uma série de atores que culminam para a parceria.
 
Só que a Honda também tem lá suas exigências, e no mínimo quer um piloto japonês para abraçar. A Renault também faz uma ressalva: para ser a solução da McLaren, quer ver se Carlos Sainz está disponível. Isso também é um desejo de Alonso para que Sainz não seja o próximo espanhol a sofrer com a Honda. Em um cenário desse, Sainz formaria par com Nico Hülkenberg para 2018.
 
E se assim for, quem fica na mão é Robert Kubica. O polonês foi meio que deixado de lado diante de todo esse imbróglio. Seu teste na Hungria foi plenamente satisfatório, e ele quer muito voltar à F1. Mas nem a prevista aparição que faria no treino do GP da Itália foi além.
HAMILTON FAZ DEVER DE CASA E JOGA BOLA PARA VETTEL. QUE TEM OBRIGAÇÃO DE VENCER EM SINGAPURA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.