Preparando saída da F1, Newey reclama de regras “restritivas” e fala em garantir boa forma da Red Bull para 2015

Insatisfeito com as “restritivas” regras da F1, Adrian Newey decidiu reduzir seu envolvimento com o esporte e vai passar a se dedicar a outros projetos da fábrica dos energéticos. Projetista, entretanto, garantiu que vai deixar Red Bull em boa forma para a temporada 2015

A cobertura completa do GP do Canadá no GRANDE PRÊMIO
As imagens deste domingo da F1 no Canadá

Depois de muitos rumores sobre uma eventual transferência para a Ferrari, Adrian Newey renovou sua ligação com a Red Bull, mas, já a partir de 2015, vai ocupar uma posição diferente. Começando no próximo ano, o projetista vai se dedicar a novos projetos de tecnologia da fábrica de energéticos.
 
Apesar da mudança, Adrian não vai se desligar completamente do time de Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo, já que seguirá disponível para orientar os engenheiros que vão cuidar do projeto dos próximos bólidos rubro-taurinos.
Adrian Newey renovou contrato com a Red Bull (Foto: Getty Images)
Falando à revista inglesa ‘Autosport’ durante o fim de semana do GP do Canadá, Newey explicou que sua decisão de reduzir seu envolvimento com a F1 é fruto das “restritivas” regras da categoria. 
 
“Eu simplesmente sinto, para ser perfeitamente honesto, que as regras atuais são muito restritivas, o que é uma pena”, lamentou Newey. “É difícil encontrar novas áreas para explorar, pois eles são muito rígidos. Ao mesmo tempo, eu gostaria de ver se posso aplicar minhas habilidades – qualquer que sejam elas – em outras áreas”, continuou.
 
Mesmo interessado em outras áreas, Newey afirmou que vai tratar de garantir a boa forma da Red Bull para a temporada 2015 antes de focar em assuntos diferentes.
 
“Vou estar completamente envolvido com o time nos próximos meses”, anunciou. “Durante este tempo, vou olhar para como a estrutura de engenharia será comandada no futuro e aí, uma vez que estiver completamente comprometido com novos projetos, vou dar um passo atrás e assumir um papel muito mais de conselheiro e, se você preferir, ser o mentor de alguns dos meus colegas engenheiros”, explicou. 
 
“Se eles tiverem perguntas ou quiserem um conselho meu, estarei disponível para isso”, concluiu Newey.

Quer ter o prazer de guiar uma Ferrari e assistir ao GP da Itália em Monza?
Clique e saiba dos detalhes do pacote GRANDE PRÊMIO pelo e-mail

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.