Presidente da Ferrari elogia e diz que retorno de Räikkönen é “importante e útil” para meta de título em 2014

Luca di Montezemolo aproveitou o encontro com a imprensa internacional nesta sexta-feira (20) para falar da contratação de Kimi Räikkönen. O dirigente se disse impressionando com o finlandês e espera grandes resultados na parceria com Fernando Alonso

Kimi Räikkönen vai defender a Ferrari em 2014 (Foto: Getty Images)

Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, não escondeu o entusiasmo pela volta de Kimi Räikkönen ao time vermelho e afirmou que o retorno do finlandês tem sido melhor do que o esperado. Räikkönen foi contrato para o lugar de Felipe Massa e será companheiro de Fernando Alonso em 2014.

Embora a equipe italiana e o nórdico tenham se separado em circunstâncias difíceis em 2009, quando a esquadra encurtou o acordo com Kimi para trazer Alonso para 2010, Montezemolo revelou que, tanto o time quanto o piloto, deixaram para trás o imbróglio para partir para uma nova experiência no próximo ano.

O líder ferrarista ainda se disse impressionado com a atitude do finlandês e espera ver grandes resultados da nova dupla em 2014. "Kimi foi melhor do que esperava", disse o italiano, durante um evento com a imprensa em Fiorano, nesta sexta-feira (20). "Ele foi muito bem recebido pelos torcedores do mundo todo, ele é muito popular, e isso é importante para a equipe", completou.

Questionado se existe alguma apreensão dentro da Ferrari sobre um eventual embate entre Alonso e Räikkönen, Montezemolo descartou. "Sobre os comentários de que será perigoso colocar Fernando e Kimi juntos, eu digo que, na F1, a atitude é tentar sempre estabelecer igualdade de condições, às vezes até demais, mas tudo oferece algum perigo", disse o italiano.

"Eu acho que Fernando sabe que não pilota para si, mas para a Ferrari. E Räikkönen sabe também que esta é a segunda metade de sua carreira e que serão dois anos importantes, de experiência e responsabilidade", completou. "E acredito que a principal razão para o meu entusiasmo é que sei que Kimi é muito forte em corrida e estará em condição de tirar pontos dos concorrentes de Fernando, além de somar pontos para a equipe. Além disso, ele é um cara muito correto. Nunca tivemos problemas com ele", acrescentou.

Montezemolo ainda tratou de colocar um pouco mais de pressão em seus pilotos ao falar dos objetivos para 2014. "Eles são responsáveis e acho que a presença de Kimi será extremamente importante e útil para não deixar Fernando sozinho na linha de frente. Stefano (Domenicali) foi muito claro para os dois e disse que ambos têm a honra e a responsabilidade de conduzir uma Ferrari."

"E que cada piloto para guiar aqui precisa saber que não está pilotando somente para si, mas para a equipe também. As regras são bem claras aqui", encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.