Presidente da FIA confirma “acordo de princípio” para Cadillac entrar na F1 em 2026

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, revelou acordo preliminar entre FIA, Fórmula 1 e General Motors pela entrada da Cadillac na categoria a partir de 2026

O presidente da Federação Internacional de Automobilismo [FIA], Mohammed Ben Sulayem, reforçou seu apoio à entrada da Cadillac como a 11ª equipe da Fórmula 1 em 2026 e falou em um acordo preliminar entre as partes, algo que a F1 anunciou minutos depois. A marca norte-americana, em parceria com a Andretti, estava no aguardo para anunciar a chegada ao grid da categoria nesta semana.

Sem citar nominalmente a Andretti, Ben Sulayem valorizou os parceiros que trabalham junto da Cadillac neste projeto e afirmou que há um “acordo de princípio” entre FIA, Fórmula 1 e General Motors (GM) pela entrada da marca na categoria em 2026.

Além disso, o mandatário da Federação afirmou que as partes seguirão trabalhando juntas para garantir um “processo tranquilo”.

“A General Motors é uma grande marca global e uma potência no mundo da fabricação de equipamentos originais e está trabalhando com parceiros impressionantes. Apoio totalmente os esforços feitos pela FIA, Fórmula 1, GM e pela equipe para manter o diálogo e trabalhar em direção a este resultado de um acordo de princípio para avançar com a aplicação de trazer uma equipe com a marca GM/Cadillac para o grid do Mundial de Fórmula 1 em 2026”, disse Ben Sulayem. 

ANDRETTI, CADILLAC, F1
GM continua trabalhando para ingressar no grid da F1 (Foto: Divulgação)

“Todas as partes, incluindo a FIA, continuarão trabalhando juntas para garantir que o processo avance de forma tranquila”, concluiu.

Nesta segunda-feira (25), o mundo da Fórmula 1 recebeu a confirmação da chegada da Cadillac ao grid em 2026. A marca norte-americana está pronta para ser a 11ª equipe da categoria e vai ser fornecida com motores Ferrari nos primeiros dois anos de operação, segundo informações da Associated Press, antes de virar uma montadora. 

A Cadillac irá operar na Fórmula 1 com boa parte da estrutura da equipe Andretti, que iniciou os planos para uma entrada no esporte ainda com Michael Andretti no comando. Com a redução da participação do ex-piloto no projeto, a F1 mudou de ideia sobre a chegada da escuderia e abriu as portas. 

No começo do ano, a Fórmula 1 comunicou que não aprovou a entrada da Andretti no grid, apesar do time ter recebido o aval da FIA e sido o único projeto a avançar até essa fase do processo seletivo. Mesmo com a recusa, a equipe continuou os trabalhos e anunciou a abertura de uma subsede em Silverstone, na Inglaterra, com 60 novas vagas de emprego.

Michael Andretti decidiu vender participação da Andretti Global (Foto: Divulgação)

Enquanto isso, a Andretti acelerou a construção da nova sede em Fishers, Indiana. Entre os novos contratados está Pat Symonds, ex-diretor técnico da Fórmula 1, que assumirá o cargo de consultor executivo de engenharia.

Simultaneamente, Mario Andretti, pai de Michael, procurou o Departamento de Justiça americano para lançar uma investigação em cima da recusa do Liberty Media, o que começou a virar o jogo a favor da equipe.

Outro fator importante na reviravolta foi a chegada de Dan Towriss como novo dono da Andretti, com Michael aceitando um papel menor. O nome da família permanecerá na equipe da Indy, mas não aparecerá na Fórmula 1, com o time se chamando Cadillac.

A rejeição a Michael Andretti se dá muito como resposta pela péssima passagem pela McLaren em 1993. Na época, chegou ao grid recheado de expectativas para formar parceria com Ayrton Senna, mas não quis se mudar para a Europa e durou apenas 13 corridas, voltando a competir na Indy já na temporada seguinte.

ANDRETTI, CADILLAC, F1
Andretti firmou parceria com Cadillac (Foto: Divulgação)

As indicações confirmam que a rejeição ao nome da Andretti soava como algo pessoal, e a família foi informada que o nome não trazia o valor que Michael achava que traria. Com a GM, a situação é diferente, já que é a montadora que mais vende carros nos Estados Unidos e pode cumprir o papel também com as unidades de potência. A F1 chegou a pedir para a General Motors encontrar outra parceria, mas o grupo se firmou com a estrutura da Andretti.

Agora, a Fórmula 1 retorna neste fim de semana, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, para o GP do Catar, o penúltimo da temporada.

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