Previsão do tempo aponta 37% de chance de chuva para hora da largada do GP da Malásia deste domingo

A segunda etapa do Mundial de F1 começa às 4h (de Brasília) deste domingo e pode ser disputada debaixo de chuva de acordo com os serviços de meteorologia

A possibilidade de o GP da Malásia deste domingo (29) começar sob chuva não é tão alta, mas, para o final da prova, será quase como jogar uma moeda: 48%. É o que indica o serviço de meteorologia do site 'Accuweather'.

Com o clima quente e úmido da região equatorial do planeta, Sepang oferece aos pilotos um desafio do ponto de vista físico e mental. O calor aumenta o desgaste que eles sofrem durante os 300 km de corrida, ao passo que a sempre presente ameaça de chuva pode interferir nas estratégias e no ritmo de corrida de cada time.

Uma chuva forte em Sepang provocou atrasos na classificação durante o sábado (Foto: AP)

Enquanto os termômetros beiram os 35ºC, a umidade relativa do ar chega perto dos 60%. A temperatura da pista está mais alta do que em todo o fim de semana: 64ºC.

O GP da Malásia já foi interrompido por causa da chuva antes, sendo que teve de ser encerrado antes da metade em 2009 por falta de iluminação natural. Neste ano, o horário da largada foi antecipado pela FIA como reação ao acidente de Jules Bianchi no GP do Japão de 2014. Conclui-se que aquela etapa teve início muito perto do pôr-do-sol, e que a necessidade de se completar a prova pode interferir no modo como as decisões são tomadas. A ideia é minimizar este impacto.

A pole-position foi conquistada no molhado por Lewis Hamilton, com apenas 0s074 de vantagem para Sebastian Vettel. Nico Rosberg parte na terceira posição ao lado de Daniel Ricciardo. Os brasileiros Felipe Massa e Felipe Nasr saem em sétimo e 16º, respectivamente.

O REI DAS PISTAS

A chuva veio forte durante a classificação e fez a direção de prova interromper o treino antes do Q3. Mas se a pista molhada podia embaralhar as ações, Lewis Hamilton tratou de mostrar quem é que manda na F1. O inglês fez a pole, mas viu uma perigosa aproximação da Ferrari, com Sebastian Vettel batendo Nico Rosberg no fim. Felipe Massa será o sétimo do grid, enquanto o xará Felipe Nasr vai sair apenas de 16º no GP da Malásia.

McNARDI

Reestreando pela McLaren neste fim de semana, Fernando Alonso tem motivos para comparar o carro preto e prata que dirige em 2015 àquele que guiou pela Minardi em 2001. E não é nem que a sua memória está afetada pelo acidente sofrido nos testes de pré-temporada da F1 em Barcelona, há 26 dias. Quem comprova isso é o cronômetro. Com a Minardi, em 2001, o novato Alonso se classificou em 22º e último lugar para o GP da Malásia. Seu tempo: 1min40s239. Melhor que o feito na classificação com a McLaren…

O DIFERENCIAL

Felipe Nasr não conseguiu ter o mesmo rendimento de Marcus Ericsson durante o Q1 do treino de classificação para o GP da Malásia, dificultado por um problema no diferencial. Tentando sair do buraco da eliminação inicial, Nasr errou na última volta que fez, ficando de fora do treino junto com as McLaren e as Manor. Ainda assim, Felipe crê que, saindo em 16º, pode se recuperar na corrida deste domingo em Sepang e conseguir mais pontos no campeonato.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.