Projetista da F2012 admite erros e garante: “Ninguém na Ferrari diz que tudo está feito”

Nikolas Tombazis, projetista chefe da Ferrari, reconheceu que os erros cometidos no projeto da F2012. Grego afirmou que ninguém em Maranello pensa que os problemas estão resolvidos

A Ferrari iniciou a temporada de 2012 com muitos problemas por conta do desempenho abaixo do esperado da F2012. Onze provas mais tarde, o time vermelho vê Fernando Alonso liderar a classificação com 40 pontos de vantagem para Mark Webber, o segundo colocado no Mundial.

Aproveitando as férias da F1, Nikolas Tombazis, projetista chefe da Ferrari, reconheceu os erros no projeto da F2012 e afirmou que foi preciso modificar muitas coisas em um curto período de tempo. O grego, no entanto, garantiu que apesar da liderança de Alonso, Maranello não pensa que todos os problemas foram resolvidos.
 

Tombazis destacou talento de Alonso e ressaltou proximidade do piloto com o time (Foto: Ferrari)


“Tinham várias áreas que não fizemos o que deveríamos, por isso, tivemos de mudar as coisas radicalmente”, reconheceu Tombazis. “Não tem ninguém na Ferrari que diga que tudo está feito”, assegurou.

Na visão do projetista, a segunda parte da temporada não será tão competitiva quanto a primeira, que registrou o recorde de sete vencedores diferentes nas sete primeiras provas do ano.

“Creio que na segunda metade da temporada, poucos pilotos lutarão pela vitória”, avaliou, ponderando que os vencedores distintos nas primeiras provas são resultado de “regras estáveis e dos pneus imprevisíveis.”

Seguindo o mote da Ferrari, Tombazis também exaltou o talento de Alonso. O grego afirmou que o asturiano é capaz de extrair o melhor do carro e todas as situações e está muito envolvido com o time.

“Fernando é muito especial. Ele consegue tirar o máximo proveito do carro, mesmo que ele não esteja a seu gosto”, afirmou. “Ele está muito envolvido com a equipe, nos incentiva e nos ajuda a avançar na direção correta. É fantástico e creio que vai conseguir a melhor posição possível no Mundial”, concluiu.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube