Projetista do Circuito das Américas, Tilke destaca subidas e descidas da pista de Austin
Segundo Hermann Tilke, a grande dificuldade na concepção do Circuito das Américas se deu por conta do relevo acidentado do terreno. Os 5516 metros reúnem trechos que remetem às tradicionais Silverstone, Hockenheim e Istanbul Park
A nova casa da F1 nos Estados Unidos foi construída, é claro, Hermann Tilke, arquiteto alemão que assinou todos os circuitos ‘zero quilômetro’ que entraram no calendário da categoria desde a Malásia, em 1999. Apesar de ter seu trabalho bastante questionado por muitos, a primeira impressão que o Circuito das Américas passa é boa, com a união de trechos famosos de pistas tradicionais a um terreno acidentado repleto de subidas e descidas.
E essas ondulações do traçado foram destacadas por Tilke. Para fazê-las, porém, a tarefa foi complicada. “Mexer com o terreno não foi fácil, tivemos que mudar muitas coisas”, falou o projetista favorito de Bernie Ecclestone em entrevista à agência de notícias alemã 'DPA'. “Depois, tivemos que descobrir como poderíamos garantir que os prédios ficariam estáveis”, disse.
Relacionadas
“Nós aproveitamos cada elevação. Há combinações de curvas rápidas que levam para essas elevações e isso torna a pista especial e interessante”, descreveu. “Como todos sabem, houve uma paralisação de três meses nas construções, mas os empreiteros norte-americanos mais do que compensaram isso”, disse, lembrando dos contratempos enfrentados desde que o retorno do GP dos Estados Unidos foi anunciado. No fim de 2011, a prova chegou a ser cancelada, mas uma renegociação do contrato entre os promotores da corrida e Ecclestone resolveu o imbróglio.
O arquiteto também reconheceu que problemas de última hora podem acontecer, mas garantiu que uma equipe está preparada para solucionar quaisquer dificuldades: “Você sempre vai encarar dificuldades, mas é bom ver que, antes da estreia, tudo está funcionando bem. Em todo caso, teremos 20 engenheiros e arquitetos no local, observando tudo e trabalhando no suporte para que possamos reagir caso algo saia errado”.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.