“Punição é justa”: Pérez e Sirotkin aceitam decisão da direção de prova após incidentes em Singapura

Sergio Pérez e Sergey Sirotkin protagonizam incidentes ao longo da corrida deste domingo em Marina Bay e foram punidos durante e após a prova. Em comum, os dois concordam que foram punidos com justiça

Sergio Pérez terminou o sábado festejando uma volta quase perfeita que o colocou em sétimo lugar no grid do GP de Singapura. Mas o jogo virou de forma desfavorável ao mexicano num espaço de menos de 24 horas. Na noite deste domingo (16), ‘Checo’ acertou o companheiro de equipe na Force India, Esteban Ocon, nas primeiras curvas da primeira volta. Depois, após erro estratégico da escuderia após o pit-stop, voltou na zona intermediária e atrás de Sergey Sirotkin. Após disputa com o russo pelo 13º lugar, Pérez fechou a porta e bateu no carro #35 da Williams. Voltas depois, foi a vez do novato se envolver em uma batida ao acertar a Toro Rosso de Brendon Hartley.
 
Pérez foi punido pela direção de prova em 5s por conta da batida em Sirotkin após a avaliação de uma manobra “potencialmente perigosa”. O russo sofreu a mesma sanção pela batida em Hartley. Os dois concordam num ponto a respeito: as punições sofridas nesta noite em Singapura foram mais do que justas.
 
Em entrevista coletiva pouco depois da corrida, Pérez considerou que cometeu um erro no momento em que tentou se defender após ter ultrapassado Sirotkin na volta 27.
Pérez acerta Williams de Sirotkin em noite desastrosa em Singapura (Foto: Reprodução)

“Tenho de ver o incidente. Fechei a porta mais cedo do que deveria ter feito, então tenho de analisar duas vezes, mas acho que a punição foi justa. Foi uma disputa dura, ele estava defendendo sua posição com muito ímpeto, lutando muito, se movendo muito nas frenagens, e travando muito [os pneus] nas frenagens. Então, enquanto fui passar por ele, tentei fechar a porta, mas acho que estava perto demais”, salientou.

 
Pérez cumpriu a punição, que comprometeu ainda mais a sequência da sua corrida. O mexicano cruzou a linha de chegada apenas em 16º lugar.
 
“No fim das contas, não é o ideal. Custou muito caro, mas não acho que isso teria mudado em nada meu resultado. Sabia que minha corrida estava escorrendo das minhas mãos, era muito difícil ultrapassar. Estava apenas queimando meus freios, meu motor, meus pneus, então foi uma frustração enorme”, lastimou.
 
Sirotkin, que fora vítima no incidente com Pérez, teve o carro bastante danificado após lutar para se defender dos ataques do mexicano. E com a Williams bem avariada, o russo enfrentou muitas dificuldades em termos de equilíbrio. Foi esse o motivo para a batida na Toro Rosso de Hartley na passagem pela curva 15 na volta 40.
 
“Houve um grande dano na dianteira do meu carro. Os flaps, as aletas laterais, ficaram muito danificados. E as peças aerodinâmicas estavam soltas ao longo da volta, de uma curva para outra. Depois desta fase da corrida, foi simplesmente buscar sobreviver”, salientou Sergey, que se defendeu ao dizer que não teve a intenção de acertar Hartley.
 
“No contato com Brendon, até antes do fim da corrida não sabia que estava brigando. Estava simplesmente protegendo minha posição nas frenagens, uma vez que meu carro estava completamente danificado. Perdi o carro durante a frenagem e, naquele ponto, simplesmente tentei não acertar o muro”, explicou.
 
“Entendi que Brendon estava do lado de fora [da curva] e acho que ele estava esperando eu acabar no muro ou não. Se você analisar minha câmera onboard, fiquei muito perto de estacionar o carro lá. A punição é justa porque eu o bloqueei, mas não porque quis brigar com ele”, avaliou o piloto da Williams.
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