google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});
(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Poderia ter dado tudo errado. Poderia ter sido uma despedida apagada e melancólica. Triste, até. Mas um roteiro assim não seria justo com a carreira de Felipe Massa. E, principalmente, com a forma como ele lidou com a decisão de parar de correr na F1 e com o próprio fim de semana do GP do Brasil, seu último e, certamente, o momento mais aguardado desde o anúncio da aposentadoria, ainda em setembro deste ano. Uma vez mais, Massa superou os resultados de pista e conquistou o público – ainda que pela vez final. Foi ovacionado pela torcida, ganhou aplausos de amigos e ex-companheiros, e foi às lágrimas. Fez o que disse que queria fazer aqui: agradecer. E acabou protagonizando um capítulo à parte em uma corrida que teve vários pequenos episódios e grandes personagens.
O 13º lugar do grid no sábado o decepcionou muito. A falha no pneu dianteiro não era esperada e acabou o tirando da fase final da classificação. Só que o domingo amanheceu chuvoso e água dos céus não deu trégua. Quando chegava a Interlagos, Felipe torcia para que todo aquele aguaceiro tivesse alguma razão de ser. Trouxesse alguma sorte para a corrida derradeira. Não foi bem assim. Mas talvez tenha sido melhor assim.
Massa foi ovacionado ao chegar nos boxes (Foto: Reprodução)
Massa lutava para entrar na zona de pontos – também foi um dos que arriscou com os traiçoeiros pneus intermediários. E vinha em 14º quando, na volta 49, perdeu o controle na Curva do Café e bateu na entrada dos boxes. A corrida de Massa acaba ali, mas não sua história com Interlagos. Ainda não.
Com os boxes fechados, Felipe saiu do carro e foi caminhando pelo lado dentro da entrada dos pits. Enquanto andava, acenava para os fãs, que o aplaudiam e gritavam seu nome. Visivelmente emocionado, chorando, o piloto se enrolou em uma bandeira do Brasil e, quando finalmente chegou ao pit-lane, foi ainda mais aplaudido. Mecânicos, fiscais, jornalistas, chefes. Todos se emocionaram. Era impossível não se emocionar. Massa ganhou ainda um abraço da esposa, Raffaela, e chorou muito com o filho, Felipinho.
A verdade é que Massa também arrancou lágrimas em Interlagos e acabou sendo uma das cenas mais históricas da F1 na pista paulistana, onde começou a carreira e onde venceu por duas vezes. E onde também conquistou seu maior resultado no Mundial. Se nos últimos anos, o desempenho ficou abaixo do esperado e as lutas por vitórias cessaram, hoje Massa foi recompensado. E também ganhou seu obrigado.
Felipe Massa (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
"É impossível explicar o que estou sentindo hoje. Por tudo que aconteceu. É muito amor. Nós não conseguimos terminar a corrida. Eu queria muito terminar, colocar a bandeira do Brasil no topo, mas infelizmente não deu. Não consegui. Mas acho também que Deus sabe o que faz. Eu estava caminhando e a reação do público com incrível. E não só dos fãs, mas de todos na F1. Todos vieram me cumprimentar. É impossível descrever todos esses sentimentos. Eu nunca esperei uma coisa assim na minha vida. Acho que não mereço tudo isso. Por isso, o mínimo que posso dizer é obrigado. Nunca vou esquecer esse dia", disse um emocionado Massa já no paddock de Interlagos e cercado por TVs e jornalistas.
O acidente e o consequente abandono foram um duro golpe, sem dúvida. Mas, mesmo na dor, Massa teve a chance de sentir, uma vez mais, quanto é admirado por um público a quem só queria agradecer. Felipe ainda tem mais uma corrida pela frente antes da aposentadoria. E o piloto vai fazer sua prova de número 250 na F1 em Abu Dhabi daqui a duas semanas, encerrando, assim, sua 15ª temporada na maior das categorias do automobilismo no mundo.
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.