Quem são Niels Wittich e Eduardo Freitas, novos diretores de prova da F1?

Mohammed Bem Sulayem, presidente da FIA, nomeou o alemão Niels Wittich e o português Eduardo Freitas como diretores de prova da F1 em 2022, além do britânico Herbie Blash como conselheiro-sênior. Quem são?

MERCEDES APRESENTA W13, CARRO PARA A TEMPORADA 2022 DA FÓRMULA 1 | React

A F1 terá dois diretores de prova em 2022, após a confirmação da saída de Michael Masi do cargo devido aos eventos da temporada 2021 que culminaram em um desfecho bastante polêmico em Abu Dhabi. Assim, o novo presidente da FIA, Mohammed Bem Sulayem, anunciou Niels Wittich e Eduardo Freitas para assumirem o posto em finais de semana alternados. Além deles, Herbie Blash se tornará conselheiro-sênior permanente para a dupla.

Wittich possui histórico como diretor de prova no DTM, categoria alemã de carros de turismo, e na Fórmula E. O novo conselheiro já tinha prevista para 2022 uma mudança na carreira, com a saída da modalidade europeia para a F1 em cargo de apoio a Masi. Como o australiano foi demitido, Niels assume o cargo principal.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Ex-DTM, Niels Wittich vai se alternar com Eduardo Freitas no posto de diretor de prova da F1 (Foto: FIA Fórmula 3)

O português Eduardo Freitas, por sua vez, ocupará um cargo de direção de prova pela primeira vez no longínquo ano de 2002 — quando foi chamado para dirigir os campeonatos FIA GT e ETCC [campeonato europeu de carros de turismo]. Dez anos depois, Freitas se tornou diretor de provas no prestigiado campeonato mundial de endurance da FIA, o WEC.

Por fim, Herbie Blash é quem possui maior experiência na Fórmula 1. O britânico de 73 anos foi braço direito de Charlie Whiting, ex-diretor de provas da FIA, em parceria que durou até o ano de 2016. Na ocasião, Blash decidiu deixar o cargo e se tornar consultou da Yamaha em torneios de motociclismo.

Em 2022, o antigo vice-diretor de prova vai ter a incumbência de aconselhar Wittich e Freitas ao longo das 23 corridas da temporada. A intenção da FIA é trazer um nome experiente na categoria — chegou a ser chefe de equipe na Brabham — para ajudar nas tomadas de decisão da entidade.

A estreia do novo formato de direção de prova será no GP do Bahrein, etapa de abertura da temporada, no dia 20 de março. Antes disso, os pilotos irão à pista pela primeira vez na pré-temporada de Barcelona, entre 23 e 25 de fevereiro.

Herbie Blash está de volta à Fórmula 1 como conselheiro-sênior (Foto: Reprodução/Twitter)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.