Quinto no GP de Singapura, Räikkönen reclama após não conseguir atacar Bottas: “Foi um pouco chato”

Diferente do que aconteceu há duas semanas, desta vez Kimi Räikkönen fez uma corrida apagada. Em Singapura, o ‘Homem de Gelo’ largou e terminou em quinto. O tempo todo, o piloto da Ferrari andou atrás da Mercedes do compatriota Valtteri Bottas

O GP de Singapura deste ano não vai deixar tantas saudades para Kimi Räikkönen. Bem diferente do GP da Itália de duas semanas atrás, desta vez, neste domingo (16), o finlandês ficou longe de ser um dos protagonistas em Marina Bay. Ao contrário, o veterano — que vai deixar a Ferrari ao fim da temporada — largou e cruzou a linha de chegada em quinto lugar, sendo incapaz de brigar com o compatriota Valtteri Bottas para ganhar uma posição.
 
Ao término da prova, Räikkönen, bem ao seu estilo, lamentou a falta de ação ao longo de quase duas horas de corrida. “Foi um pouco chato, mas é o que acontece nesse tipo de pista”, comentou o piloto durante entrevista coletiva pouco após o término da disputa em Marina Bay.
 
Kimi relatou que, no fim das contas, a corrida foi toda sobre como administrar melhor os pneus. O piloto contou com uma estratégia distinta em relação a Sebastian Vettel: enquanto a Ferrari determinou uma tática para o alemão de usar os ultramacios no segundo setor, Kimi acelerou com os pneus macios, mesma escolha adotada por Valtteri Bottas e Daniel Ricciardo, que terminou em sexto.
Kimi Räikkönen largou e terminou em quinto em Singapura (Foto: Ferrari)

Räikkönen admitiu que não teve como lutar para passar Bottas muito por conta das características da pista e também da turbulência, fruto da aproximação dos carros. 

 
“Estava apenas acompanhando e cuidando dos pneus. Tínhamos uma velocidade decente, mas era muito difícil ultrapassar. Chegamos perto o bastante, mas começamos a perder downforce. Provavelmente precisaríamos de mais umas dez voltas. Nós dois sofremos com esses pneus”, comentou.
 
Uma das esperanças do nórdico estava na entrada de um safety-car na fase final da corrida para tentar atacar. Mas o único SC em Singapura nesta noite foi no princípio da prova em razão do incidente envolvendo Sergio Pérez e Esteban Ocon.
 
“Os líderes podem ditar o ritmo e cuidar dos pneus. Ficamos esperando o safety-car, o que não aconteceu. Nós estávamos só esperando por isso para ter alguma ajuda”, disse o ‘Homem de Gelo’, resignado por não ter conseguido ir além nesta noite.
 
“A gestão dos pneus não foi tão ruim para mim. Botas estava à minha frente, acho que ele estava sofrendo mais. Vi que ele estava sofrendo com o pneu dianteiro direito, mas isso não o deixou lento o bastante. Houve alguns erros, travadas dele, mas precisávamos de algo a mais para lutar contra ele”, finalizou.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.