Racing Bulls diz que “não é cópia” da Red Bull e cutuca relação de Ferrari e Haas

Peter Bayer, CEO da Racing Bulls, alegou que parceria com Red Bull é menor do que ligação entre Ferrari e Haas na Fórmula 1

Peter Bayer, CEO da Racing Bulls, defendeu a parceria que a equipe possui com a Red Bull na Fórmula 1. Apesar de serem do mesmo dono, o diretor destacou o time não faz cópias da escuderia liderada por Christian Horner e apontou que a ligação entre as operações é menor do que Ferrari e Haas.

CEO da McLaren, Zak Brown é uma voz contrária ao fato da Red Bull possuir duas equipes na Fórmula 1. Na visão dele, os times da categoria deveriam ser independentes. A alegação vai além da utilização de peças e conceitos, mas transborda para questões executivas, como possíveis conluios em votações, indicando que a Racing Bulls votaria alinhada com os interesses da marca de bebidas energéticas.

Em 2025, a relação com a Red Bull ficou ainda mais próxima. A Racing Bulls fechou a subsede em Bicester e levou o departamento de aerodinâmica para Milton Keynes, dentro da estrutura principal da empresa e 40 km distante. Laurent Mekies, chefe de equipe da Racing Bulls, admitiu ao site Motorsport Week que a política atual é aproveitar o máximo permitido pelo regulamento para que haja convergência entre os carros. O dirigente admitiu que usarão o câmbio e suspensão da matriz neste ano, enquanto a publicação italiana AutoRacer indicou que vão reproduzir o desenho do sidepod e entrada de ar em L invertido.

Apesar disso, na visão de Bayer, a Racing Bulls não produzirá cópias dos carros da Red Bull e alegou que essa ligação é menor do que Ferrari e Haas. O time norte-americano possui o escritório de design dentro de Maranello, fábrica da marca italiana.

Yuki Tsunoda (foto) e Isack Hadjar formam dupla da Racing Bulls em 2025 (Foto: AFP)

“Digo com certeza que a Ferrari e a Haas trabalham mais próximo do que nós e a Red Bull. Entendo que é uma competição acirrada e todo estão tentando jogar pedras no caminho dos outros”, disse o CEO da Racing Bulls ao site PlanetF1.

“Apenas ouça nossos pilotos e engenheiros, escute o feedback deles. Vai ouvir que é um carro. Simplesmente não é uma cópia. Caso contrário, não estaríamos onde estamos”, encerrou.

Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA MAIS: Presidente da FIA diz que pilotos da F1 “não são crianças” e reitera veto a palavrão

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.