Rádio da Williams revela Massa "ficando mais rápido" ao receber ordem para não segurar Bottas na Malásia

Durante o GP da Malásia, disputado no último domingo (30), a Williams avisou Felipe Massa duas vezes sobre o desempenho mais veloz de seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, e pediu para que o brasileiro não dificultasse a ultrapassagem. Massa, entretanto, ignorou a ordem

Apesar da vitória dominante da Mercedes em Sepang, o GP da Malásia ficou mesmo marcado pela ordem de equipe da Williams. Na parte final da corrida, Felipe Massa e Valtteri Bottas ocupavam a sétima e a oitava colocações, respectivamente, e se aproximavam de Jenson Button, que vinha em sexto com a McLaren.

A equipe inglesa, então, pediu ao brasileiro, alegando um melhor desempenho do finlandês com pneus novos, para que “não segurasse” o companheiro. Felipe ignorou a ordem e permaneceu à frente até o fim da prova.

A disputa entre Massa e Bottas na Malásia (Foto: Williams)

Pelo rádio, a conversa entre Massa e a esquadra revelou ainda a tentativa do time em convencê-lo a deixar Bottas passar naquele fim de corrida, inclusive com a intervenção do engenheiro-chefe, Rod Nelson. E mais: no primeiro contato do time, o brasileiro ficou quieto; no segundo, respondeu de pronto que estava "ficando mais rápido" para evitar a ultrapassagem. Felipe, entretanto, não entrou em nenhum momento em discussão com a equipe.

Antes, ainda nas primeiras voltas, a Williams também pediu para que Bottas não tentasse passar Massa. O finlandês obedeceu o comando. A ideia era fazer o brasileiro passar Kevin Magnussen, então em oitavo com a McLaren.

Depois da corrida, a Williams acabou fazendo uma reunião extra para acabar com o mal-estar provocado entre seus dois pilotos.

Confira trechos da conversa:

Engenheiro de Bottas: Precisamos deixar Felipe ultrapassar Magnussen.

Felipe Massa para o engenheiro: Você viu o que ele fez? Ele bateu em mim!

Engenheiro de Massa: Entendido, vamos checar isso agora.

Engenheiro de Bottas: Não ataque Massa, não seja agressivo, nós precisamos deixá-lo passar Magnussen. E aí vamos junto.

Valtteri Bottas para o engenheiro: Certo, então diga a ele para ultrapassar, eu tenho mais ritmo.

Engenheiro de Massa: Ok, Felipe, precisamos começar a cuidar dos pneus nas curvas 2, 3 e 6. Cuide dos pneus traseiros.

Engenheiro de Massa: Ok, Felipe, nós precisamos cuidar dos pneus traseiros agora.

Engenheiro de Massa: Ok, Felipe, Valtteri está mais rápido que você, não o segure. Valtteri é mais rápido que você, não o segure.

Silêncio.

GRANDE PRÊMIO EUROBIKE: mostre que você sabe tudo de F1
neste bolão e faça agora suas apostas para o GP do Bahrein


Engenheiro de Bottas: Você está mais rápido que Massa, passe. Você está mais rápido que Massa, passe.

Engenheiro de Bottas: Então, você está mais rápido que Felipe, ultrapasse-o agora.

Engenheiro de Massa: Ok, Felipe, Valtteri é mais rápido que você, ele está com pneus novos, não o segure.

Engenheiro de Massa: Ok, Felipe, Valtteri tem pneus melhores, nós precisamos que o deixe passar.

Rod Nelson (engenheiro-chefe): Felipe, você está mais lento que Valtteri, deixe-o passar. Você está mais lento que Valtteri, não o segure.

Felipe Massa: Ficando mais rápido

Engenheiro de Bottas: Jogue para a direita para resfriar o motor nas retas.

Valtteri Bottas: Eu tenho mais ritmo. Não há chance de passar.

Engenheiro de Bottas: Entendido, Estamos falando com ele.

Engenheiro de Massa: Felipe, precisamos esfriar o carro, precisamos esfriar o carro para controlar as temperaturas.

Engenheiro de Massa: Ok, Felipe, vamos manter as posições. Valtteri não vai atacar. Valtteri não vai mais atacar.

Engenheiro de Massa: Apenas esfrie o carro, continue esfriando o carro. Valtteri não vai mais atacá-lo.

Valtteri Bottas: Eu consigo ultrapassá-lo na próxima volta. Posso?

Engenheiro de Bottas: Nós precisamos que esfrie o motor, realmente precisamos esfriar o motor. Negativo para ultrapassagem.

Engenheiro de Bottas: Então, você terminou em oitavo. Ótimo trabalho. Nós sabemos que havia mais posições, mas teremos uma conversa após a corrida.

Valtteri Bottas: Obrigado, pessoal, grande trabalho. Tenho 100% de certeza de que poderia ter alcançado a McLaren.


DESNECESSÁRIO. A Williams, que vem tentando se reerguer e que ganhou a simpatia dos fãs e do paddock todo ao trazer a icônica Martini de volta à F1, deu um tiro no pé na Malásia. Além de ter um carro pouquíssimo eficiente em pista molhada — que beira o ridículo, diante das declarações de que o FW36 só está atrás dos carros da Mercedes —, agora ainda terá de lidar com outro problema: o relacionamento entre seus dois pilotos em um momento que o time luta para alcançar a parte de cima da tabela e entrar em uma disputa maior com Ferrari, Force India e McLaren — aspiração mais condizente com a posição da Williams no momento.

Leia o editorial completo do GRANDE PRÊMIO aqui.

Siga o GRANDE PRÊMIO                     Curta o GRANDE PRÊMIO



'TOP GEAR BARBADOS' com LEWIS HAMILTON e o GRANDE PRÊMIO

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.