Räikkönen lidera último dia de teste dominado pelos motores Ferrari em Jerez. Massa fecha em 5º com Williams
Kimi Räikkönen, 1min20s841; Sebastian Vettel, 1min20s984: com estes tempos a Ferrari deixa a primeira bateria de testes da pré-temporada da F1 nas duas primeiras posições. Felipe Massa também andou nesta quarta (4)
A Ferrari, tanto como equipe quanto como fornecedora de motores, dominou a semana de testes da F1 em Jerez de la Frontera.
A escuderia de Maranello liderou três dos quatro dias de atividades na Espanha. No outro, foi a Sauber, equipe que usa motores Ferrari, que terminou na frente. Para tornar o cenário ainda mais positivo para a marca italiana, os dois melhores tempos da semana foram marcados por Kimi Räikkönen e Sebastian Vettel.
Relacionadas
Na tarde desta quarta-feira (4), Räikkönen cravou 1min20s841 usando pneus macios para garantir a liderança geral da primeira bateria de testes da pré-temporada. Esse tempo foi 0s1 mais baixo que o de Vettel na segunda-feira, também com compostos macios. Depois, no geral, ainda aparece Nasr, com 1min21s545 na Sauber. Além disso, em todos os quatro dias, apenas essas duas equipes concluíram os trabalhos nas duas primeiras posições.
As imagens dos testes da F1 em Jerez
#GALERIA(5208)
Falando mais especificamente dos trabalhos da quarta-feira, Räikkönen permaneceu no topo durante todo o tempo. O finlandês já havia fechado a parte da manhã no topo e baixou ainda mais seu tempo à tarde para garantir a posição.
Marcus Ericsson que cresceu e anotou 1min22s019 para alcançar o segundo posto. E Lewis Hamilton, que chegou a provocar uma bandeira amarela na parte da manhã após rodar na chicane Ayrton Senna, fechou em terceiro com 1min22s172. Os três mais velozes também foram os três que superaram a casa das 100 voltas.
Além da paralisação provocada por Hamilton, outras três aconteceram. Pela manhã, a Red Bull de Daniil Kvyat parou na pista e teve de ser removida com o auxílio de um veículo de resgate. Depois disso, o russo ficou um bom tempo nos boxes antes de voltar a andar e dar um total de 62 voltas. A terceira, já no fim da tarde, se deu porque a placa do DRS no início da reta dos boxes caiu no meio do traçado. Um fiscal precisou adentrar no circuito para pegá-la. E a quarta foi logo depois disso, praticamente encerrando o treino: a Sauber de Ericsson parou entre as curvas 9 e 10. Foi a primeira vez que o carro do time suíço parou na pista por uma razão mecânica: a checagem do sistema de combustível.
Fora isso, um dia bem tranquilo — como todos os outros.
Felipe Massa foi o quinto colocado no derradeiro dia, com 1min23s116 como melhor volta. Ontem, o brasileiro havia sido mais rápido do que isso: 1min22s276. Ao todo, completou 144 voltas nos dois dias em que trabalhou em Jerez.
E até a McLaren-Honda foi capaz de andar bastante: 35 voltas com Jenson Button. O inglês foi atrapalhado, de manhã, por uma falha nos níveis de óleo do carro e, à tarde, pela bomba de combustível. Ainda assim, a McLaren jamais tinha andado tanto quanto nesta quarta com o MP4-30.
Em termos de quilometragem, ninguém se deu tão bem quanto a Mercedes. Foram quase 2500 km percorridos com Hamilton e com o alemão Nico Rosberg ao longo dos últimos quatro dias. A Toro Rosso e a Sauber seguiram.
A próxima bateria de testes do Mundial de F1 acontece entre 19 e 22 de fevereiro em Barcelona, na Espanha.
F1, Treinos coletivos, Jerez de la Frontera, dia 4:
1 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:20.841 | 105 | |
2 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:22.019 | +1.178 | 111 |
3 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:22.172 | +1.331 | 115 |
4 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | TORO ROSSO RENAULT | 1:22.553 | +1.712 | 97 |
5 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:23.116 | +2.275 | 73 |
6 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS MERCEDES | 1:23.802 | +2.961 | 53 |
7 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | RED BULL RENAULT | 1:23.975 | +3.134 | 62 |
8 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | 1:27.660 | +6.819 | 35 |
Leia a entrevista exclusiva de Felipe Massa ao Grande Prêmio.