Räikkönen questiona conceito de segurança e afirma que havia condição de corrida em Suzuka

Kimi Räikkönen fez uma análise mais fria dos acontecimentos de Suzuka. Para o finlandês, a pista ainda tinha condições de corrida, apesar da chuva forte, e questionou o conceito de segurança usando por quem comanda as ações

Kimi Räikkönen também falou sobre segurança depois do GP do Japão, que ficou marcado pelo forte acidente de Jules Bianchi na volta 43. O finlandês da Ferrari deixou claro que as condições nunca estiveram 100% seguras na pista japonesa, mas que acredita que a corrida foi realizada sem maiores perigos. O campeão de 2007 ainda questionou a avaliação do que é ou não seguro em uma prova como a de Suzuka.

Bianchi ficou gravemente ferido depois que escapou da pista na curva 7, no momento em que chovia mais forte no circuito nipônico, e ainda bateu contra o trator que removia do carro de Adrian Sutil, que havia saído no mesmo ponto uma volta antes. Por conta do acidente, a direção de prova decidiu antecipar o fim da corrida em Suzuka.

Kimi Räikkönen também andou rapidinho pelo paddock (Foto: Getty Images)

Ao falar sobre os desdobramentos da prova, Räikkönen disse que, naquele ponto da corrida, a pista ainda estava boa o bastante para correr e afirmou que é impossível ter um ponto definitivo quando as condições deixam de ser seguras. "Eu não acho que as condições estavam tão ruins", afirmou o ferrarista, que terminou a corrida em 12º.

"Obviamente, a chuva estava mais forte para se andar com os intermediários, mas, ainda assim, tudo estava Ok. Não parecia tão complicado, mas alguns pontos estavam mais molhados que outros, então tudo também dependia mais de como estavam os pneus e o carro."

"Certamente, a chuva ficou mais forte no fim. Se você permanece na linha, é sempre muito melhor, mas só posso dizer por mim. Com certeza, estava perto de mudar os pneus, mas eu não sei também, porque o safety-car entrou e havia muitas bandeiras amarelas. Se foi seguro? É seguro sempre? Você não pode dizer que agora é seguro e uma volta mais tarde não é mais. Sabíamos que as condições eram complicadas e que permanecer na pista com os pneus usados também era arriscado", acrescentou.

Por fim, Räikkönen ainda disse que, mesmo com os avisos de bandeira amarela, um acidente pode acontecer. "Havia a bandeira amarela, o que significa que temos de baixar a velocidade, mas isso muitas vezes não importa. No começo da corrida, quando estávamos atrás do safety-car, nós estávamos guiando acima dos 100 km/h e, ainda assim, o carro aquaplanava. Então, mesmo que você reduza a velocidade, pode acabar saindo da pista. Simples assim", encerrou.

As imagens do GP do Japão
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