Räikkönen recoloca Ferrari na primeira colocação na manhã do último dia em Jerez. Hamilton roda com Mercedes

Kimi Räikkönen foi o piloto mais rápido da manhã desta quarta-feira (4) em Jerez de la Frontera, na Espanha, no último dia de atividades na Andaluzia. Felipe Massa está guiando a Williams pela segunda vez e Lewis Hamilton rodou com a Mercedes, provocando uma bandeira vermelha

A Ferrari está de novo na primeira posição em Jerez. Kimi Räikkönen marcou o melhor tempo do período da manhã na Andaluzia com a SF15-T nesta quarta-feira (4), último dia da primeira bateria de testes da pré-temporada de 2015.

A equipe italiana liderou os dois primeiros dias com Sebastian Vettel, sendo que seu motor foi o mais rápido também da terça-feira com a Sauber do brasileiro Felipe Nasr. Nesta manhã, Räikkönen cravou 1min22s537 e superou a Mercedes de Lewis Hamilton por quase 1s.

Kimi Raikkonen (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

Novamente, os trabalhos começaram com uma pista molhada devido à chuva durante a noite em Jerez. O frio também era forte: 7ºC, com a sensação térmica pior por causa do vento. Mas como faz sol, o traçado secou relativamente rápido apesar da baixa temperatura. Desta forma, não demorou para que os pneus slicks fossem abandonados em detrimento dos slicks.

O tempo de Räikkönen não é melhor do que o feito por ele mesmo no primeiro dia de trabalho com SF15-T, 1min21s750, tampouco chega perto da melhor marca da semana: 1min20s984, de Sebastian Vettel.

Lewis Hamilton aparece na segunda posição apesar de uma rodada que provocou uma das duas bandeiras vermelhas da manhã. O inglês terminou com seu F1 W06 Hybrid de lado na chicane e teve de ser resgatado pelo guincho. Ele voltou à pista 40 minutos depois para anotar o segundo tempo, 1min23s633.

Mais uma vez, a Mercedes consegue percorrer uma boa quilometragem — já são mais de 250 km. Assim como a Toro Rosso de Max Verstappen.

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean é o dono do terceiro tempo, 1min23s802 com a Lotus. Essa é a primeira vez que o francês anda nestes testes, visto que Pastor Maldonado trabalhara nos dois primeiros dias do E23.

Novamente no comando da Williams, Felipe Massa deu poucas voltas. Econômica, a equipe nem alcançou as três dezenas de giros ainda.

As imagens do último dia de testes em Jerez
#GALERIA(5208)
Mas McLaren-Honda e Red Bull é que mais uma vez têm dificuldades. Jenson Button passou a maior parte da manhã nos boxes, saindo apenas para poucas voltas de instalação. Todavia, já registrou o melhor tempo do MP4-30 na semana: 1min28s550.

Kvyat, que tinha dado só 18 voltas devido à ausência de uma asa dianteira para a Red Bull na segunda-feira, completou apenas oito voltas na parte da manhã após ficar parado na pista com apenas 50 minutos de atividade. 

As atividades em Jerez continuam até as 14h (de Brasília). Acompanhe AO VIVO e em TEMPO REAL no GRANDE PRÊMIO.

F1, Treinos livres, Jerez de la Frontera, dia 4, manhã:

1 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI 1:22.537   51
2 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:23.633 +1.096 52
3 33 MAX VERSTAPPEN HOL TORO ROSSO RENAULT 1:24.155 +1.618 53
4 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI 1:25.081 +2.544 57
5 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES 1:25.136 +2.599 38
6 8 ROMAIN GROSJEAN FRA LOTUS MERCEDES 1:25.146 +2.609 27
7 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA 1:30.706 +8.169 14
8 26 DANIIL KVYAT RUS RED BULL RENAULT 1:37.195 +14.658 8
NOVATO NA FRENTE
Felipe Nasr marcou o melhor tempo do terceiro e penúltimo dia de treinos coletivos da F1 em Jerez de la Frontera, nesta terça-feira (3), para encerrar sua participação na primeira bateria de testes da pré-temporada.
 
Fazendo uso de pneus macios, Nasr cravou 1min21s545 no período da tarde para desbancar o até então Kimi Räikkönen. Mas, com o finlandês em segundo, a F1 viu pelo terceiro dia consecutivo as duas equipes que usam motores Ferrari no topo da folha de tempos — Sebastian Vettel comandara as atividades de domingo e segunda.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO. 

PARA VOLTAR A VENCER
Vencedor. É o que Felipe Massa espera que o carro que está conhecendo nesta terça-feira (3) se torne na temporada 2015 da F1.
 
“Passo à frente” é o que mais se ouve na Williams — grande outra vez. A sensação de otimismo que há no time mostra existir a certeza de que o terceiro lugar no Mundial de Construtores não foi uma exceção, a crença de que a reestruturação feita nos últimos 18 meses permite ao time sonhar sem medo em voltar ao degrau mais alto do pódio.

Leia a entrevista exclusiva de Felipe Massa ao Grande Prêmio.

SEM ACERTO 
Os carros da IndyCar Series não vão vir novamente ao Brasil em 2015. A categoria anunciou no fim da noite desta segunda-feira (2) que desistiu de realizar a prova depois do cancelamento da corrida marcada para Brasília e da tentativa de transferi-la para Goiânia.
 
"A Indy explorou várias possibilidades para tentar achar uma etapa de substituição em virtude do cancelamento da prova de 8 de março em Brasília. Devido ao pouco tempo de planejamento e o limitado númeo de opções, a categoria concluiu que não era possível organizar uma troca naquele fim de semana", explicou o comunicado da categoria. "A Indy vai determinar outras oportunidades para suas equipes e pilotos em breve, depois de uma revisão do atual calendário de testes", completou a nota.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.