F1

Ranking de revista aponta Massa e Senna no mesmo nível e abaixo até de Petrov e Ricciardo

Em situação difícil para a próxima temporada, os dois brasileiros da F1 ocupam as últimas colocações do ranking elaborado pela revista alemã ‘Auto Motor und Sport’

Warm Up / Redação GP, de São Paulo

Nesta segunda-feira (20), a revista alemã ‘Auto Motor und Sport’ divulgou seu ranking da primeira metade da temporada da F1, que calcula a média das notas distribuídas aos pilotos ao longo das 11 provas disputadas até o momento. E os brasileiros não estão nada bem.

Empatados com 5,18 pontos entre dez possíveis, Felipe Massa e Bruno Senna têm a mesma pontuação do australiano Daniel Ricciardo, todos empatados na 16ª posição, mas que, pelos critérios de desempate, está à frente dos dois mesmo ocupando a 18ª colocação no campeonato e com apenas dois pontos somados.

Massa ainda não sabe se fica na Ferrari para a próxima temporada da F1 (Foto: Ferrari)

Na 17ª colocação no ranking, Massa vive seu pior momento em sua trajetória na Ferrari. Com apenas 25 pontos somados, o brasileiro está na 14ª posição no campeonato e vê Fernando Alonso liderar o certame com uma folga de 40 pontos para Mark Webber, o vice-líder.

Segundo as reportagens mais recentes, a equipe italiana não exerceu o direito de preferência para contar com o piloto na próxima temporada, o que só aumentou a especulação sobre o futuro dele e de quem será o companheiro de Alonso na Ferrari no próximo ano.

Em situação parecida está Bruno Senna. Com contrato até o final desta temporada, o piloto vem fazendo um campeonato apenas razoável com a Williams e viu Pastor Maldonado vencer o GP da Espanha neste ano. Cedendo o carro para Valtteri Bottas em 15 treinos livres, o brasileiro sabe que tem o finlandês como principal concorrente pela vaga em 2013.

Senna viu Maldonado vencer uma prova nesta temporada (Foto: Williams/Glenn Dunbar/LAT Photographic)

Quem lidera o ranking da ‘Auto Motor und Sport’ é Alonso, que tem média de 9,09 por corrida, muito à frente de Sebastian Vettel, o segundo colocado, que soma 7,64. A terceira colocação está com Lewis Hamilton, quarto colocado no campeonato, e que tem 7,55 de média por prova.

Kimi Räikkönen, Mark Webber, Michael Schumacher, Nico Hülkenberg, Sergio Pérez, Nico Rosberg e Paul di Resta completam o top-10 Dois pilotos que decepcionam são Jenson Button e Romain Grosjean, apenas o 12º e 13º, respectivamente. Maldonado é o pior entre os que pontuaram, com 4,55, ficando à frente apenas de Narain Karthikeyan, o pior entre todos os pilotos do grid.