RB acerta com empresa do ramo ambiental e usa fibra de carbono reciclado em Ímola
A VCARB 01 terá as aletas confeccionadas com 85% de materiais reciclados, que reduzem as emissões de CO2 em 83%, caso a equipe tivesse que fabricar novas peças para a temporada
A RB anunciou uma parceria inovadora na Fórmula 1. A segunda equipe da Red Bull fechou um acordo com a Herambiente, empresa italiana que atua ramo ambiental, e vai usar fibra de carbono reciclado no GP da Emília-Romanha, no próximo fim de semana. A VCARB 01 terá as aletas confeccionadas com 85% de materiais reciclados, que reduzem as emissões de CO2 em 83%, caso a empresa tivesse que fabricar as novas peças para a temporada.
“O projeto de reciclagem de fibra de carbono desenvolvido se encaixa perfeitamente nos objetivos da VCARB 01 e do grupo Red Bull GmbH, que visam reduzir as emissões de CO2 na Fórmula 1″, disse Enrico Fastelli, diretor de gerenciamento e instalações do time de Faenza, ao portal estadunidense Racer.
“A promoção da economia circular e de projetos locais, juntamente com o desenvolvimento de novas tecnologias que tornam o automobilismo cada vez mais sustentável e respeitoso com o meio ambiente, fazem parte de uma série de atividades que estamos abordando com uma visão holística que visa aproveitar todas as oportunidades para enfrentar o desafio global das mudanças climáticas”, explicou o diretor.
A mudança é o primeiro passo em uma nova parceria com a Herambiente, que reutilizará toda a fibra de carbono da RB e ajudará o time italiano na produção de carros de F1 nos próximos anos. A Hera Group, que controla a empresa, está construindo uma nova fábrica perto do circuito de Ímola, que terá a capacidade de reciclar materiais compostos de carbono, economizando até 150 toneladas de CO2 por ano.
“A parceria com a RB está totalmente alinhada com nossos objetivos de descarbonização e desenvolvimento de uma economia circular”, disse Andrea Ramonda, CEO da Herambiente. “Regenerar a fibra de carbono é um projeto pioneiro que exige um bom trabalho em equipe, com cada parceiro trazendo seus recursos e habilidades, com o objetivo comum de gerar benefícios ambientais, econômicos e sociais”, finalizou.
A Fórmula 1 retorna neste fim de semana, de 17 a 19 de maio, em Ímola, para o GP da Emília-Romanha. E o GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!