Red Bull acusa McLaren de manipular pneus com injeções de água. FIA investiga
Em novo capítulo das acusações de irregularidades, Red Bull afirma que McLaren injeta água nos pneus visando resfriamento nos stints longos. Pirelli ainda não identificou manipulação
A batalha de acusações de irregularidades entre Red Bull e McLaren na Fórmula 1 segue em São Paulo. Agora, a equipe taurina afirma que os ingleses estão injetando água nos pneus. O truque seria para ajudar no resfriamento da borracha e traria um benefício nos stints longos. A informação foi reportada pelo site da revista alemã ‘Auto Motor und Sport’.
A FIA já está investigando as acusações da Red Bull. Nenhuma atividade suspeita foi observada nas corridas mais recentes, disputadas nos Estados Unidos e no México. A Pirelli, fornecedora de pneus, é obrigada a reportar qualquer pequena irregularidade aos comissários da Federação, mas nada foi encontrado pela fabricante italiana.
Relacionadas
O suposto truque traz algumas dúvidas. O primeiro é sobre como a água pode ser introduzida nos pneus sem que a Pirelli note, e como ela desaparece depois da corrida sem ser pela evaporação. Os pneus são codificados, assim como os aros, que são atribuídos aleatoriamente pela FIA.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Norris corta vantagem de Verstappen para 44 pontos em São Paulo. Confira classificação
Uma vez que são equipados nos carros, os pneus não podem ser manipulados pela equipe. As equipes sequer tem ferramentas para remover e remontar os pneus nos aros, e os compostos não podem ser reutilizados depois de removidos. A única maneira de injetar água seria através da válvula, mas injetar seria extremamente difícil pela quantidade de monitores e engenheiros da Pirelli nas garagens.
A guerra de acusações entre Red Bull e McLaren começou no GP do Azerbaijão. Na ocasião, a equipe de Max Verstappen apontou uma irregularidade na asa traseira da McLaren, que tinha uma abertura diferente e que ajudava o carro a carregar mais velocidade.
Já em Austin, veio a resposta dos papaias, focando em um mecanismo no cockpit da Red Bull que ajustava a posição do assoalho até em sistema de parque fechado. Ambas as equipes foram obrigadas a remover os dispositivos dos carros.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de São Paulo, em Interlagos, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. Logo mais, a classificação acontece às 15h (de Brasília, GMT-3). No domingo (3), a largada está marcada para as 14h. O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ com os repórteres Evelyn Guimarães, Gabriel Carvalho, Gabriel Curty, Luana Marino e Pedro Henrique Marum, além do fotógrafo Rodrigo Berton.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.