Red Bull admite emprestar Albon para outras equipes em 2021, mas garante: “Não é o fim”

Segundo Helmut Marko, a história de Alex Albon com a Red Bull está longe de acabar. O anglo-tailandês será piloto reserva e de testes em 2021, mas o dirigente disse também que o competidor vai estar disponível caso alguma equipe não ligada à empresa dos energéticos precise de um suplente, como aconteceu neste ano com Nico Hülkenberg

Alexander Albon perdeu a sua vaga de titular na Red Bull para Sergio ‘Checo’ Pérez em 2021, mas vai permanecer ligado à equipe de Milton Keynes como piloto reserva, de testes e de simulador, pelo menos na próxima temporada. Segundo Helmut Marko, consultor de automobilismo da marca dos energéticos, o piloto vai estar disponível caso outras equipes queiram contar com seus trabalhos em 2021, na condição de suplente. Por outro lado, o dirigente garante: história do anglo-tailandês no programa da equipe está longe de terminar.

Em uma temporada 2020 completamente atípica e marcada pela pandemia, a função de piloto reserva teve real importância, como poucas vezes nos últimos anos. Ao longo do campeonato, três pilotos perderam corridas porque testaram positivo para o Covid-19: Sergio Pérez, fora dos GPs da Inglaterra e dos 70 Anos da Fórmula 1 — ambos em Silverstone —, Lance Stroll, no GP de Eifel, em Nürburgring, e Lewis Hamilton, fora do GP de Sakhir, no Bahrein.

No caso de Pérez e Stroll, a Racing Point recorreu ao mesmo piloto para substituir seus titulares em 2020: Nico Hülkenberg, que apareceu com grande destaque e até despontou com chances, pelo que fez nas três etapas deste ano, de ser escolhido pela Red Bull. Na Mercedes, George Russell foi o escolhido para substituir Hamilton, enquanto Jack Aitken, reserva da Williams, foi promovido a titular em Sakhir no lugar do prodígio britânico.

F1; RED BULL; HELMUT MARKO; ALEXANDER ALBON; MONZA;
Helmut Marko garante que a história de Alex Albon na Red Bull não acabou (Foto: Honda Racing)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

E Pietro Fittipaldi, piloto reserva da Haas, teve sua oportunidade na Fórmula 1 ao substituir Romain Grosjean nos GPs de Sakhir e de Abu Dhabi, não por motivo da Covid-19, mas porque o franco-suíço sofreu gravíssimo acidente na primeira volta do GP do Bahrein.

Sendo assim, diante de um 2021 que ainda tende a ser protagonizado por um bom tempo pela pandemia enquanto a vacinação avança pelo mundo, Albon será disponibilizado pela Red Bull caso seja convidado por alguma equipe em caso de necessidade de substituir um titular nesta próxima temporada.

Em entrevista às publicações alemãs Motorsport-Total e Formel1.de, Marko disse que a Red Bull está pronta para “emprestar [Albon] se surgir uma situação em que outra equipe precise de um piloto em curto prazo. Tudo para que ele possa obter quilometragem em corrida”.

O plano da Red Bull para Albon em 2021 é que o piloto seja “amplamente utilizado em test-drives e vai pilotar muitas vezes o simulador. E também vai ser o piloto reserva em muitas corridas. Isso abrange quatro carros para nós”, afirmou Marko, fazendo menção não apenas sobre a Red Bull, mas também sobre a AlphaTauri, equipe B taurina.

No fim das contas, Marko deixa claro que todo o programa traçado para Albon tem como objetivo mantê-lo em atividade e reforça que sua história na Red Bull está longe de acabar “Uma coisa é certa: não é o fim. Vamos ver se conseguimos estabilizá-lo”, concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.