Red Bull afirma que Ricciardo “sabia de vaga na AlphaTauri antes de Silverstone”
Helmut Marko, consultor da Red Bull, confirmou que Daniel Ricciardo já sabia que o resultado dos testes da Pirelli, em Silverstone, seria determinante para o seu retorno à Fórmula 1. O austríaco ainda revelou que ter o australiano na AlphaTauri será definitivo para avaliar Yuki Tsunoda
A volta de Daniel Ricciardo à Fórmula 1 já para o GP da Hungria, no lugar de Nyck de Vries, pode até ter pegado muitos de surpresa, mas o australiano já sabia que a vaga na AlphaTauri seria dele se fosse bem no teste de pneus da Pirelli, realizado em Silverstone no início da semana. A confirmação veio do consultor da Red Bull, Helmut Marko, que ainda revelou qual é o plano por trás da ida do experiente piloto para Faenza: avaliar Yuki Tsunoda.
De Vries foi demitido após as constantes performances abaixo do esperado na temporada 2023 da F1. Depois do GP da Inglaterra, o holandês passou a ocupar a última colocação no Mundial de Pilotos graças ao 11º lugar de Logan Sargeant na corrida britânica. Foram dez corridas e nenhum ponto marcado.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Como desligamento imediato de Nyck, Daniel foi resgatado para completar o line-up da AlphaTauri ao lado de Tsunoda — algo que o veterano de 34 anos sabia que só dependeria dele. “Daniel já sabia antes do teste de Silverstone que teria o cockpit da AlphaTauri se fosse bem”, disse Marko à publicação alemã F1 Insider.
“E ele foi bem em grande parte, apesar da pressão”, acrescentou. Ricciardo esteve ao volante do RB19 e andou em Silverstone principalmente com os compostos mais duros como parte dos testes da fabricante italiana que visam banir as mantas de aquecimento. Diferenças nas condições do asfaltam também precisam ser levadas em consideração, porém o fato é que a volta mais rápida registrada por Daniel, 1min27s415, foi 0s7 mais lenta que a de Max Verstappen na classificação — tempo que o colocaria no Q3.
Mas ter Ricciardo especificamente na AlphaTauri vai muito além de um simples ‘tapa-buraco’. Marko revelou que “Daniel será o ponto de referência para nosso jovem Tsunoda”, dando a entender que a vaga do japonês também não está nada garantida para o ano que vem. O #22 é o responsável pelos únicos dois pontos da equipe na temporada, porém entende-se que outros nomes também podem surgir na base em Faenza em 2024. Liam Lawson, reserva direto e atualmente na Super Fórmula, é um deles.
A Fórmula 1 retorna entre os dias 21 e 23 de julho, com o GP da Hungria, em Hungaroring, 11ª etapa da temporada 2023. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.