Red Bull aposta em novo projeto e mostra RB21 com novidades na tampa do motor e asa
A Red Bull lança o RB21 para recuperar o domínio técnico da F1. Depois do tetracampeonato de Max Verstappen, a meta agora do time é retomar o controle também do Mundial de Construtores, depois do crescimento de McLaren e Ferrari
A temporada de apresentações de carros da F1 2025 seguiu com a Red Bull mostrando ao mundo o RB21, bólido com o qual tenta manter o domínio de Max Verstappen e, ao mesmo tempo, recuperar terreno na batalha entre os Construtores.
O RB21 é, certamente, um dos carros mais esperados da temporada de lançamentos. É que o antecessor, o RB20, foi alvo de duras críticas durante 2024 inteiro e ajudou o time a perder a dianteira na disputa de equipes. A expectativa, então, é que seja um carro que facilite o trabalho de Verstappen.
Assim como outras equipes do grid, o lançamento do novo carro da Red Bull foi bem simples e o maior destaque foi durante a apresentação no evento dos 75 anos da Fórmula 1. Nesta terça-feira (25), a equipe taurina divulgou apenas um breve vídeo com alguns detalhes do novo carro.
Embora o teaser não revele muito, é possível perceber logo de cara que, além de uma nova tonalidade na pintura, a Red Bull fez algumas mudanças no projeto do RB21. A principal delas no desenho da tampa do motor, que deixou de ter aquela ondulação que remetia ao zeropod utilizado pela Mercedes no passado. Além disso, o ‘corte’ na asa traseira está mais acentuado que no antecessor.
A verdade, porém, é que as últimas semanas foram de declarações contrastantes de membros do time austríaco. Christian Horner e Pierre Waché, por exemplo, não pareciam falar a mesma língua em relação ao caminho que o carro teria do ponto de vista aerodinâmico, com o diretor-técnico defendendo que tudo deveria ser simplificado.
Ao mesmo tempo, há ainda 2026 batendo à porta, com um regulamento novo e, consequentemente, uma necessidade de investimento maior. Waché, porém, diz que os energéticos vão superar a tentação e rejeitou “jogar título fora” em 2025.
Assim como a imensa maioria do grid, a Red Bull mexe na escalação de pilotos para 2025. Questionadíssimo há anos, Sergio Pérez deixa o segundo cockpit dos energéticos e dá lugar a Liam Lawson, que venceu a briga interna com Yuki Tsunoda, virando companheiro de Verstappen.
Verstappen entrou na F1 em 2015 e, desde o GP da Espanha do ano seguinte, está na Red Bull. o neerlandês é atual tetracampeão do mundo e busca, na temporada que começa em março, igualar Juan Manuel Fangio no terceiro lugar dos recordistas de título na categoria.

Lawson, enquanto isso, é mais um dos jovens pilotos do grid. Aos 23 anos, o neozelandês vai ter a primeira temporada como titular, mas apareceu em partes dos campeonatos de 2023 e 2024, com AlphaTauri e RB. Liam pontuou em três corridas, somando 6 pontos na carreira.
A Red Bull vem de um 2024 de sentimentos mistos. Depois de sérios problemas internos, a equipe ficou em terceiro no Mundial de Construtores, superada por McLaren e Ferrari, mas ajudou Verstappen a garantir mais um título.
O lançamento coletivo da F1 2025
A Fórmula 1 completa 75 anos em 2025 e, em comemoração, tem marcado um evento inédito para aquecer os motores rumo à temporada. Na O2 Arena, em Londres, todas as equipes e pilotos irão se reunir em 18 de fevereiro para o F1 75 Live, que terá como principal atração o lançamento das pinturas de todos os times.
No entanto, as equipes vão seguir apresentando seus carros em momentos diferentes, ou pelo menos o que quiserem mostrar do ponto de vista técnico. É que, nos últimos anos, a maioria dos lançamentos já eram só de pintura, ou seja, o que está marcado para Londres.

Segundo a revista inglesa Autosport, cada equipe irá subir ao palco com os pilotos titulares e revelar a nova pintura em um carro antigo ou de exposição, sem mostrar maiores detalhes aerodinâmicos.
Para isso, os times terão 7 minutos cada para se apresentar. As equipes poderão usar esse limite de tempo da forma como quiserem para realizar a exibição do carro. No entanto, todo o roteiro da apresentação deve ser aprovado previamente pela F1 para evitar qualquer surpresa.
Desta maneira, o evento deve ter por volta de duas horas de duração, com início programado para 17h (de Brasília). Entre as exibições das equipes, também haverá shows e apresentações musicais com a presença de convidados especiais ainda não revelados.
A ordem de apresentação das equipes segue invertida a classificação do Mundial de Construtores de 2024. Assim, a noite será aberta pela Sauber, de Gabriel Bortoleto. Em seguida, a Williams sobe ao palco, e assim sucessivamente até chegar à campeã da F1 2024, a McLaren, que fecha a noite. Com isso, a Ferrari, de Lewis Hamilton, será a penúltima a se apresentar. Logo antes, a Red Bull, do atual tetracampeão Max Verstappen, subirá ao palco.
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