Red Bull dá “cartão” para De Vries, descarta Ricciardo e põe Lawson e Iwasa na fila

Consultor da Red Bull, Helmut Marko, disse que Nyck De Vries "tomou cartão amarelo" quanto a seu desempenho e descartou Daniel Ricciardo e Mick Schumacher como opções para substituir o holandês na AlphaTauri. Por outro lado, Liam Lawson e Ayumu Iwasa foram considerados

A temporada 2023 da Fórmula 1 nem chegou à sua metade, mas a “dança das cadeiras” entre os pilotos já está se desenhando. Na última quinta-feira (11), a AlphaTauri deu um ultimato a Nyck De Vries, que terá de entregar melhores resultados nas três próximas etapas do ano: Emília-Romanha, Mônaco e Espanha. Caso isso não aconteça, o holandês poderá perder o seu posto na categoria.

Até então, o forte candidato a substituir De Vries era Daniel Ricciardo, piloto reserva da Red Bull — proprietária da equipe de Faenza — e que possui experiência tanto no próprio aglomerado dos taurinos, quanto na McLaren. Porém, em entrevista ao site alemão F1-Insider, o consultor da escuderia austríaca, Helmut Marko, negou que o australiano seja o substituto natural.

“Nada acontecerá nas três próximas corridas. Conversamos com De Vries e ele concorda conosco: ele precisa melhorar. A distância para o companheiro de equipe Yuki Tsunoda, que está fazendo um ótimo trabalho, é muito grande. Para usar um jargão do futebol, Nyck recebeu o cartão amarelo, mas ainda não o vermelho. Se ele melhorar, uma mudança de piloto não será necessária”, disse Marko.

“Mas se o pior acontecer, recorreremos à nossa academia de jovens talentos. Especificamente falamos sobre Liam Lawson e Ayumu Iwasa. Ricciardo não é um assunto”, completou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Nyck De Vries ainda não pontuou na temporada 2023 da Fórmula 1 (Foto: Red Bull Content Pool)

Outro que chegou a ser ventilado para o assento de De Vries foi Mick Schumacher, atualmente piloto reserva da Mercedes. Porém, Marko tratou de afastar a possibilidade, especialmente por estar em uma escuderia rival: “Ele é um piloto da Mercedes e não está em nossos planos. Portanto, Toto Wolff é o responsável por ele.”

O jovem alemão de 24 anos também está sendo cogitado na Williams para o lugar de Logan Sargeant, de acordo com o F1-Insider. O americano é considerado um piloto inconsistente e por isso Wolff, chefe da Mercedes — que possui bom relacionamento com a tradicional escuderia britânica —, está tentando convencer James Vowles a dar uma oportunidade para Schumacher.

Já os nomes que agora aparecem como candidatos na AlphaTauri são considerado pelo grupo Red Bull como talentosos e de grande futuro na F1. O neozelandês Lawson foi terceiro na Fórmula 2 em 2022 com a Carlin e atualmente disputa a Super Fórmula Japonesa, na qual também está em terceiro a bordo do carro #15 da Mugen. Por sua vez, o japonês Iwasa está em sua segunda temporada na F2 com a DAMS. No ano passado, ele foi o quinto e neste ano, até o momento, é terceiro colocado no campeonato.

Os desempenhos de De Vries e Sargeant serão avaliados no início de junho. Caso AlphaTauri e Williams optem por trocarem os seus pilotos, os substitutos estreariam no GP do Canadá, que acontecerá de 16 a 18 de junho — a única etapa fora da Europa até setembro e a nona da temporada.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.