Red Bull celebra “corrida fantástica” com estratégia perfeita: “Acertamos tudo hoje”

Christian Horner, chefe da Red Bull, destacou estratégia "perfeita" no GP da Áustria e rasgou elogios aos desempenhos de Max Verstappen e Sergio Pérez na corrida de casa da equipe

Com Max Verstappen mais uma vez dominando um final de semana, a Red Bull sai do GP da Áustria, neste domingo (2), com seus dois pilotos no pódio e uma vantagem ainda maior no Mundial de Construtores da F1. Christian Horner, chefe da equipe taurina, além de elogiar seus pilotos, ainda fez questão de enaltecer o trabalho interno do time, que fez uma corrida de casa sem erros.

A vitória de Verstappen e o terceiro lugar de Sergio Pérez, que largou na 15ª posição e fez uma corrida de recuperação, levaram a equipe a 377 pontos, 199 à frente da Mercedes — que atualmente se encontra na vice-liderança.

Relacionadas


“Foi uma corrida fantástica. Estrategicamente, acho que acertamos tudo hoje. Ficar na pista no primeiro safety-car virtual foi crucial, especialmente para ‘Checo’ [Pérez]. Depois, tivemos um ótimo ritmo. Houve um pouco de risco no último pit-stop para fazer a volta mais rápida, mas os pilotos estavam em tão grande forma durante todo o fim de semana, que sentimos que valia a pena”, avaliou Horner em entrevista à Sky Sports.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Christian Horner saiu dando elogios: a seus pilotos, a equipe e disse que a Red Bull está em grande fase (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O triunfo no Red Bull Ring é o quinto consecutivo do atual bicampeão mundial, e o dirigente inglês fez questão de analisar a prova de seu piloto. Horner destacou o controle total de Verstappen, não só de tudo o que o RB19 pode fazer, como também dos acontecimentos na pista.

“Max é um piloto tão instintivo que estava dosando a aceleração para conseguir a zona de DRS ideal. Parece que ele está vendo as corridas enquanto pilota. Então, sabe o que está acontecendo e ficou nos falando sobre esse último pit-stop. Ele queria aquele jogo de pneus macios — era algo como: ‘sem risco, sem diversão’ —, e isso é o que Dietrich [Mateschitz, fundador da Red Bull falecido no ano passado] sempre dizia”, explicou Horner.

A recuperação de Pérez também foi citada pelo chefe da equipe austríaca. Horner afirmou que teve uma conversa com o mexicano na noite de sábado sobre os incidentes na corrida sprint, quando ‘Checo’ travou uma briga mais dura com Verstappen e chegou a empurrar o holandês para a grama.

“Sentamos e conversamos ontem à noite. Deu para ver que os pilotos falaram sobre isso [o incidente da sprint]. A classificação na sexta-feira foi a parte frustrante. É perceptível que ‘Checo’ teve um ótimo ritmo hoje. Olhando para isso, quando ele ficou sem ninguém à frente, o ritmo estava bom. Quando você larga em 15º, a quantidade de tempo que você perde no trânsito te afasta dos líderes. Sua recuperação foi excelente”, analisou.

Max Verstappen e Sergio Pérez comemoram pódio no GP da Áustria (Foto: AFP)

O britânico fez questão de abordar como a grande forma de Verstappen incentiva a equipe e faz com que tudo funcione da melhor maneira. “Max está em uma forma incrível e, com isso, a equipe está operando em um nível muito alto. O que conseguimos aqui corresponde à nossa melhor sequência de resultados da história, então, é um desempenho incrível. Só queremos mantê-lo”, celebrou.

Horner ainda foi questionado sobre a possibilidade de a Red Bull vencer todas as corridas da temporada, já que domina amplamente o campeonato e triunfou em todas as nove provas realizadas até aqui.

“Só podemos pensar em uma corrida de cada vez. Podemos [ganhar todas as provas]? Sim. Vamos? Quem sabe? Tem a questão da confiabilidade, do clima. Silverstone, no próximo fim de semana, será épico. É uma corrida que não vencemos desde Mark [Webber], em 2012. Então, esse é um grande evento para nós”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 2023 AO VIVO e EM TEMPO REAL. A próxima etapa está marcada para acontecer já na semana que vem, entre 7 e 9 de julho, com o GP da Inglaterra. No sábado e no domingo, há também a segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.