Red Bull confirma saída de Ricciardo ao fim de 2018 e agradece dedicação. Mas não fala em substituto

Por meio de nota, a Red Bull confirmou, na manhã desta sexta-feira (3), que Daniel Ricciardo realmente decidiu deixar a equipe ao fim da temporada 2018. O australiano, considerado centro do mercado de pilotos, é alvo da Renault. Segundo a imprensa inglesa, o #3 já tem contrato assinado com os franceses

Depois das informações da imprensa britânica, que adiantaram na manhã desta sexta-feira (3) a saída de Daniel Ricciardo da Red Bull, a equipe austríaca publicou um comunicado em que confirma que o australiano realmente vai deixar os taurinos ao fim da temporada 2018. Na nota, a esquadra explica que o #3 informou sobre a decisão, que vem após o encerramento da primeira parte do campeonato. O piloto está em seu último ano de contrato e já vinha negociando com outros times do grid. 
 
A Ferrari era a prioridade de Daniel, mas acabou encontrando dificuldades para avançar nas conversas. Porém, ainda nesta sexta, o diário 'Daily Mail' e também o site inglês 'Racefans' revelaram que o destino do piloto é a Renault, para uma parceria com Nico Hülkenberg a partir de 2019. 
 
Considerado chave do mercado de pilotos, o movimento de Ricciardo deve desencadear uma série de mudanças a partir de agora. E a primeira delas atende por Carlos Sainz, que tem a chance de assumir o lugar ao lado de Max Verstappen, reeditando a parceria entre os dois, quando ambos estrearam pela Toro Rosso. O espanhol da Renault, no entanto, vem também sendo fortemente ventilado para a vaga de Stoffel Vandoorne na McLaren.  Além disso, havia rumores que apontavam um acordo entre Esteban Ocon e a fabricante francesa, o que, diante deste cenário, não deve mais se concretizar.
Red Bull confirma que Daniel Ricciardo vai deixar equipe em 2018 (Foto: Red Bull)

"Nós respeitamos completamente a decisão do Daniel de deixar a Red Bull e desejamos a ele tudo de melhor no futuro. Gostaríamos também de agradecer a ele pela dedicação que teve e o papel que ele exerceu desde chegou ao time em 2014, as sete vitórias e os 29 pódios que tivemos juntos", afirmou o comunicado da equipe taurina, que não informou quem deve assumir a vaga que será deixada por Ricciardo.

 
"Nós vamos agora continuar avaliando as várias opções que existem antes de decidir quem será o parceiro do Verstappen em 2019. Enquanto isso, ainda temos nove corridas pela frente em 2018 e estamos totalmente focados em aproveitar todas as oportunidades que tivermos com Max e Daniel no resto do campeonato", completou.
 
Ricciardo havia optado também por adiar a decisão de um novo contrato com a Red Bull porque queria entender o próximo passo do time com relação ao fornecimento de motores. Os energéticos já anunciaram que vão correr com as unidades da Honda no ano que vem. 
 
Nas últimas semanas, durante os GPs da Hungria e da Alemanha, Ricciardo chegou a dizer que o acordo com a Red Bull era o mais realista e que estava perto de uma conclusão. O objetivo do #3 era encerrar as conversas e assinar o papel antes da pausa das férias. Mas não foi o que houve. E surpreende dadas as declarações do piloto durante a prova húngara.
 
Em entrevista ao canal britânico 'Sky Sports', o australiano insistiu que um novo acordo com a Red Bull seria feito nas próximas semanas. "Definitivamente, será feito em Spa [Bélgica]. Se vai ser anunciado nas férias ou em Spa, eu não sei. É apenas uma questão de acertar coisas aqui e ali. E está tudo bem. Com certeza, vamos ouvir algo em breve."
 
Ligado à Red Bull desde 2008, Ricciardo chegou à F1 por meio do programa de jovens pilotos em 2011, que o colocou na extinta HRT antes de ingressar na Toro Rosso no ano seguinte. Em 2014, Daniel foi promovido ao time principal, com quem venceu sete vezes na F1. A última vitória aconteceu em Mônaco.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.