Red Bull prepara construção de túnel de vento como última cartada de Mateschitz

Falecido na última semana, Dietrich Mateschitz — fundador e dono da Red Bull — deixou aprovado projeto de construção de novo túnel de vento para equipe, que terá redução de testes em 2023

A Red Bull já planeja construir um novo túnel de vento há algum tempo em sua sede em Milton Keynes, na Inglaterra, e a conclusão do plano está mais próxima do que nunca. Uma das últimas canetadas de Dietrich Mateschitz, fundador da empresa austríaca de energéticos, foi justamente a aprovação do projeto — que tem até dois anos para ser concluído. O dirigente faleceu na última semana.

O túnel de vento da equipe ainda é o mesmo utilizado pela Arrows na Fórmula 1, comprado pela Red Bull quando os taurinos absorveram as operações da Jaguar em 2004. A instalação, devido à idade, possui algumas limitações — principalmente no que diz respeito ao controle de temperatura — e será substituída pelo time austríaco até 2024.

Relacionadas


▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Dietrich Mateschitz deixou projeto de novo túnel de vento aprovado na Red Bull (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O responsável por confirmar a novidade foi o próprio chefe da Red Bull, Christian Horner, que destacou a importância de ter um túnel de vento atualizado em uma época com tão pouco tempo para testes — e uma redução ainda maior prevista em 2023, já que a equipe foi punida em 10% de seu tempo de desenvolvimento aerodinâmico após estourar o limite do teto de gastos do ano passado.

“Foi um dos compromissos que Dietrich [Mateschitz] fez ao negócio, investir em um novo túnel de vento”, confirmou Horner ao portal inglês The Race. “Quando as novas regras de túnel de vento foram introduzidas, a eficiência do nosso túnel não pôde mais ser comparada à direção que as regras tomaram”, explicou.

Fórmula 1 continua no próximo fim de semana, entre os dias 11 e 13 de novembro, com o GP de São Paulo, etapa brasileira, direto de Interlagos. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo ‘IN LOCO’ com equipe cheia.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.