Red Bull critica vacilo de Pérez com VSC na França: “Parecia que tinha bebido tequila”

Em tom de brincadeira, mas nem tanto assim, Helmut Marko cutucou o piloto mexicano após ser facilmente ultrapassado por Russell neste domingo em Paul Ricard

A fraca atuação de Sergio Pérez neste domingo (24) em Paul Ricard não passou incólume dentro da equipe Red Bull. Helmut Marko, consultor da equipe taurina, não aliviou para o mexicano nas críticas pelo vacilo dado após o safety-car virtual, em que foi ultrapassado facilmente por George Russell e perder o pódio na corrida francesa.

Do início: o safety-car virtual foi acionado na volta 50 após o abandono de Guanyu Zhou enquanto Pérez e Russell duelavam curva a curva pela terceira colocação. Após a saída do VSC, o britânico da Mercedes passou facilmente o mexicano, que pareceu não perceber que a corrida tinha sido retomada.

Pérez reclamou da demora em ser avisado sobre o safety-car virtual. A FIA emitiu um comunicado ao fim da prova, afirmando que de fato houve um problema de hardware e que o sinal do VSC liberado foi emitido duas vezes, mas que isso aconteceu para todos os pilotos e não somente com Checo.

Sergio Pérez ‘sumiu’ durante todo fim de semana do GP em Paul Ricard (Foto: Red Bull Content Pool)

“Uma segunda mensagem de fim do VSC foi enviada devido a uma falha de hardware, que levou a uma troca automática para sistemas de backup que funcionaram exatamente como deveriam em um cenário como aquele. As mesmas informações são fornecidas a todas as equipes, simultaneamente. A contagem regressiva final do safety-car virtual para a luz verde exibida nos painéis é exibida de forma aleatória”, diz o comunicado da FIA.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Marko, questionado sobre o incidente acontecido com seu piloto, disse, em tom de brincadeira, mas deixando claro sua insatisfação com a forma que o mexicano deixou de somar pontos importantes para a equipe no Mundial de Construtores. “Sergio [Pérez] pareceu ter adormecido no safety-car virtual, talvez tenha bebido tequila ontem à noite”.

Sobre a atuação do vencedor Max Verstappen, Helmut gostou da atuação do pupilo e falou sobre como o gerenciamento de pneus foi o fator chave para o triunfo, embora tenham passado todo o final de semana em Paul Ricard exaltando a velocidade de reta do RB18, que não se concretizou na prática em ultrapassagens. “Com Max, os pneus resistiram melhor do que imaginávamos, mas admitimos que pensamos ser mais tranquilo passar na pista”, completou.

Mesmo com a fraca performance de Sergio Pérez, a Red Bull disparou na liderança dos Construtores com 396 pontos, 82 à frente da rival Ferrari, que perdeu a grande oportunidade de encostar na disputa com o acidente de Charles Leclerc e a punição a Carlos Sainz. A Fórmula 1 volta já na próxima semana com o GP da Hungria, última corrida antes das férias de verão da categoria.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar