Red Bull define batida Hamilton-Verstappen na Itália como “incidente de corrida”

Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, definiu a colisão de Lewis Hamilton e Max Verstappen como "incidente de corrida" e enfatizou a importância do halo

Lewis Hamilton e Max Verstappen batem: carro da Red Bull fica sobre o da Mercedes (Vídeo: F1)

Assim como foi em Silverstone, o acidente de Lewis Hamilton e Max Verstappen no GP da Itália está dividindo opiniões. Enquanto Toto Wolff, chefe da Mercedes, cutucou o holandês e apontou para o que seria, no futebol, uma ‘falta tática’ na tomada de decisão que resultou na colisão, Christian Horner, comandante da Red Bull, entende que tudo não passou de um incidente de corrida. O dono do carro #33, no entanto, foi punido em três posições no grid de largada do GP da Rússia, próxima etapa da Fórmula 1, que acontece em duas semanas.

“Diria que foi um incidente de corrida. Mas acho que poderíamos dizer que Max poderia ter dado mais espaço à esquerda, ou argumentar que Lewis deveria ter dado a ele mais espaço, na verdade. É muito difícil atribuir a culpa mais a um lado do que ao outro naquele incidente”, salientou o dirigente britânico em entrevista à emissora Sky Sports.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

MAX VERSTAPPEN; LEWIS HAMILTON; ACIDENTE; HALO; GP DA ITÁLIA; MONZA; F1; FÓRMULA 1;
Imagem aproximada mostra como halo salvou vida de Lewis Hamilton em acidente com Max Verstappen (Foto: AFP)

“Max teve o ímpeto. Ele tinha espaço suficiente do lado de fora, acredito que Lewis deu [espaço] o suficiente para a curva 1 e acho que, na nossa opinião, Lewis talvez o tenha fechado demais na curva 2”, apontou.

Horner não deixou passar a chance de cutucar o chefe da grande rival da Red Bull ao longo da temporada. “Estou decepcionado que Toto [Wolff] disse que foi uma ‘falta profissional’, mas acho que é um incidente de corrida e felizmente ninguém se feriu hoje”, acrescentou.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Assim como Wolff, Horner também enfatizou a importância do halo como fator fundamental para salvar a vida de Hamilton. O toque jogou o carro da Red Bull para cima e fez com que o bólido parasse em cima da Mercedes de Lewis. E foi assim que os dois carros pararam. O halo evitou algo muito pior, com todo o peso do bólido de Max em cima da cabeça do heptacampeão. O impacto, no entanto, foi suportado pela peça.

“É muito frustrante sair da corrida. A coisa mais importante hoje é que o halo fez o seu trabalho, porque é um acidente estranho com o carro caindo em cima de Lewis. Felizmente ninguém se feriu”, concluiu o chefe da Red Bull, que está 18 pontos atrás da Mercedes no Mundial de Construtores.

TUDO SOBRE O INCRÍVEL GP DA ITÁLIA DE FÓRMULA 1, OS MELHORES E OS PIORES EM MONZA | BRIEFING
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.