Red Bull descarta “tática” ao aproximar RB20 do Mercedes de 2023: “Base é desempenho”

Christian Horner reconheceu que mudanças no RB20 lembram carro da Mercedes de 2023, mas garantiu que as melhorias foram testadas e aprovadas

A Red Bull apresentou o novo carro para temporada 2024 na noite da última quinta-feira (15), através de um evento realizado na fábrica em Milton Keynes. O RB20 surpreendeu a todos quando apareceu com mudanças significativas, algumas, inclusive, que lembram bastante detalhes que foram vistos no W14, carro da Mercedes do ano passado. Comentando isso, Christian Horner, chefe dos taurinos, disse que a aplicação de tais detalhes em seu novo bólido “não foi uma decisão tática” para mexer com a rival.

Após vencer 21 dos 22 GPs disputados em 2023, a escuderia de Max Verstappen e Sergio Pérez trabalhou muito para trazer melhorias que tornassem o RB19 ainda mais forte. Um dos aspectos visualmente mais marcantes do novo carro está na região lateral, onde a equipe técnica imitou alguns traços do famoso ‘zeropod’ do time de Toto Wolff, com a entrada de ar na vertical. As ondulações vistas na tampa do motor também lembram carro da marca alemã.

Horner foi questionado sobre a real intenção de sua equipe ao copiar a Mercedes, afirmando que tal decisão é baseada puramente no desempenho. “Não é tática”, disse o dirigente de 50 anos ao portal neerlandês Racing News 365. “Foi algo baseado no desempenho e no que estamos vendo através das nossas ferramentas de simulação”, garantiu.

O mandatário, que está sendo alvo de uma investigação interna relacionada a um suposto comportamento inapropriado com uma funcionária, já havia dado destaque à “evolução agressiva” no RB20, mas voltou a comentar sobre as mudanças no novo bólido.

F1 2024, RED BULL, RB20, LANÇAMENTO, MAX VERSTAPPEN, SERGIO PÉREZ, CHRISTIAN HORNER
Christian Horner esteve presente no lançamento do RB20 ao lado de Max Verstappen e Sergio Pérez (Foto: Red Bull Content Pool)

“O carro parece visivelmente diferente em certas áreas em comparação ao do ano passado”, acrescentou Christian, antes de finalizar: “Só o cronômetro dirá, mas no mundo virtual não teríamos nos comprometido com o design se sentíssemos que não era melhor.”

Todas as equipes já apresentaram seus modelos para a nova temporada. Na semana que vem, entre os dias 21 e 23 de fevereiro, a F1 embarca para o Bahrein, onde realizará os testes coletivos de pré-temporada, no circuito de Sakhir.

Uma semana depois, no mesmo local, as luzes se apagam para a primeira etapa do ano e o real desempenho dos times será conhecido.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.