Red Bull desiste de investigação por plágio contra Aston Martin: “Não podemos provar”
Consultor-esportivo da Red Bull, Helmut Marko preferiu diminuir o tom das palavras e disse que sua equipe não pode provar um suposto plágio por parte da Aston Martin
Uma verdadeira polêmica tomou conta da Fórmula 1 na chegada a Barcelona, onde a categoria disputou o GP da Espanha no dia 22 de maio. A Aston Martin apareceu com um design totalmente diferente no AMR22 para o final de semana, e as semelhanças do carro com o RB18 da Red Bull imediatamente viraram objeto de debate. No entanto, Helmut Marko — consultor-esportivo dos taurinos — disse que sua equipe não vai levar a questão à frente.
“O estado atual do assunto é de que não podemos provar nada especificamente”, disse Marko em entrevista divulgada pelo canal alemão RTL. “Não estamos indo atrás disso porque não vemos a Aston Martin como uma competidora direta contra nós. Se você não pode provar em preto e branco, você não deveria [tentar]”, considerou.
Relacionadas
A fala de Marko contradiz diretamente seus próprios argumentos na última vez em que abordou o assunto, quando inclusive afirmou que “há evidências de que dados foram baixados” nos computadores da equipe — o que pode configurar uma suspeita grave. O austríaco não negou a fala, mas fez questão de colocar ‘panos quentes’ na situação.
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
No entanto, mesmo após dizer que o assunto estaria encerrado na Red Bull, Marko voltou a pedir por um esclarecimento por parte da FIA. Na opinião do consultor-esportivo, é necessário saber até que ponto as cópias são permitidas — para que assim, a AlphaTauri possa considerar um conjunto mais próximo ao da equipe principal.
“Eu disse que os dados foram baixados, não disse para onde eles foram”, afirmou. “Nós gostaríamos de um esclarecimento por parte da FIA sobre o quão longe você pode ir. Porque nós temos uma equipe irmã, a AlphaTauri, e se você interpretar consistentemente, a AlphaTauri deveria estar mais parecida com a Red Bull”, finalizou.
A polêmica tomou conta do paddock principalmente pelo fato de que a Aston Martin contratou empregados com passagem recente pela Red Bull, que inclusive teriam participado da elaboração do RB18. Um dos principais nomes é o de Dan Fallows, que foi chefe de aerodinâmica dos taurinos e foi a peso de ouro para a equipe comandada por Lawrence Stroll.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Desta forma, com a aparição de um carro parecido ao da equipe austríaca — e levando em consideração o péssimo rendimento da Aston Martin no início da temporada 2022 —, o surgimento de um AMR22 com características parecidas — ao menos externamente — com o RB18 levou a questionamentos sobre um possível plágio de propriedade intelectual — o que é terminantemente proibido.
Aparentemente sem o assunto estar completamente resolvido, a Fórmula 1 se prepara para desembarcar em Baku para a disputa do GP do Azerbaijão, marcado para acontecer entre os dias 10 e 12 de junho.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.