Red Bull diz que conceito básico de RB21 está pronto e espera carro “mais previsível”

Consultor da Red Bull, Helmut Marko explicou que a equipe trabalha para que o novo carro seja mais versátil em todos os tipos de pistas do calendário, como a rival McLaren

Enquanto define a data de apresentação do RB21, modelo que vai disputar a temporada 2025 da Fórmula 1, a Red Bull adiantou que o carro já está pronto e apenas em fase de produção final. O consultor dos taurinos, Helmut Marko, ainda explicou que o principal objetivo é ter em mãos um projeto mais previsível e que se adapte bem a todos os tipos de pista, como a rival McLaren.

Este será, na verdade, o primeiro carro sem qualquer trabalho de Adrian Newey, lendário projetista que trabalhou na Red Bull de 2006 a 2024 e assinou todos os projetos vencedores. A equipe pretende apresentar o RB21 ao mundo no final de janeiro, antes do evento coletivo que reunirá todos os carros do grid da Fórmula 1 2025.

Marko explicou ao portal alemão Sport1.de que os engenheiros se concentraram principalmente em dar a Max Verstappen e a Liam Lawson um carro que possua uma janela maior de trabalho, ao contrário do anterior, mais limitado e, com isso, não tão versátil em todas as pistas do calendário.

“Diria que o conceito básico está pronto”, começou o austríaco. “O carro está de fato pronto e agora está entrando em produção final. Nesse momento, podemos ver quanto peso dá para reduzir”, continuou.

Max Verstappen reclamou bastante do RB20 ao longo da temporada 2024 (Foto: AFP)

“A tarefa dos engenheiros era construir um carro que tivesse uma janela de trabalho mais ampla. Um que não estivesse tão criticamente no limite a ponto de ser muito, muito difícil para os pilotos controlarem”, salientou.

De fato, exceto nas primeiras quatro corridas da temporada 2024, em que Verstappen venceu com muita tranquilidade, tendo o então companheiro de equipe, Sergio Pérez, constantemente no pódio, o RB20 demonstrou instabilidade na parte dianteira em circuitos mais travados e com a traseira em pistas de média e alta velocidade. Marko espera, portanto, que tal problema não apareça ano que vem.

“Isso significa melhor previsibilidade e, se possível, como a McLaren demonstrou, que esses desempenhos sejam obtidos em todas as pistas, não apenas nas específicas”, seguiu.

“Um dos nossos grandes pontos fracos era não conseguir pilotar completamente sobre as zebras. Max disse que o carro saltava como um canguru e, em certas pistas, isso nos custou muito tempo. Então, achamos que esses pontos fracos foram corrigidos, mas só veremos realmente durante o teste no Bahrein”, concluiu o consultor da Red Bull.

Fórmula 1 retorna apenas para os testes de pré-temporada, agendados para acontecer no Bahrein entre os dias 26 e 28 de fevereiro. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.