Red Bull diz que problemas do RB20 são ‘heranças’ de 2023 e admite: “Sob pressão”

Christian Horner, chefe da Red Bull, reconheceu que os títulos de Pilotos e Construtores estão ameaçados se problemas no carro persistirem

A Red Bull tem andado para trás na temporada 2024 da Fórmula 1 e não é sombra do que foi em 2023, quando venceu 21 das 22 corridas do calendário. Sem vitórias desde 23 de junho, no GP da Espanha, a equipe tem convivido com alguns problemas, que, de acordo com Christian Horner, chefe da esquadra, já aconteciam na temporada passada. O dirigente reconhece que estão “sob pressão” nas disputas de Pilotos e Construtores.

No GP da Itália, vencido por Charles Leclerc no último domingo (1), a Red Bull foi mera figurante na corrida, com Max Verstappen concluindo a prova na sexta posição, 37s932 atrás do monegasco, enquanto Sérgio Pérez foi o oitavo, 54s148 do vencedor. Uma baita derrota para a McLaren, que anotou 34 pontos com o segundo lugar de Oscar Piastri e o terceiro de Lando Norris. O time de Woking está somente oito tentos atrás nos Construtores.

Verstappen tem uma folga de 62 pontos para Norris na disputa entre os pilotos, mas a vantagem era de 78 antes do GP dos Países Baixos, no final do mês de agosto — um recorte de 16 pontos em duas corridas, com oito ainda pela frente, além das corridas sprints dos Estados Unidos, São Paulo e Catar.

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Max Verstappen e Christian Horner (Foto: Red Bull Content Pool)

“Acho que em outros [circuitos] talvez o uso de mais carga aerodinâmica esconde alguns dos problemas de equilíbrio que temos. Tem algo com o equilíbrio [do carro] que simplesmente não está funcionando e, dessa forma, estamos nessa situação, em que ser mais duro com os pneus acaba compensando, muda o equilíbrio, mas resolve um problema e cria outro, então, é um círculo vicioso”, admitiu o chefe da Red Bull.

“Acho que isso já existe há algum tempo. Na verdade, analisando os dados, tivemos problemas desse tipo no início do ano. Outros, obviamente, deram um passo à frente e, à medida que precisamos entregar mais, isso expôs o problema”, completou.

Horner indicou que o RB19, carro de 2023, teve esse mesmo tipo de problema a partir do GP dos Estados Unidos, em Austin. O chefe da Red Bull destacou a urgência em resolver esses problemas para continuar na liderança dos campeonatos de Pilotos e Construtores.

“Se olhar os dados, vimos que tivemos isso em algumas corridas no ano passado, como em Austin, e assim por diante. É uma característica que sabemos que temos de abordar, e o foco da fábrica é total para fazer isso”, declarou Horner.

“Com o ritmo que tivemos [em Monza], ambos os campeonatos estão sob pressão, com certeza. Temos de virar essa situação o quanto antes. Acho que esse circuito expôs as deficiências do carro com relação ao último ano, e acho que isso é um problema evidente, com ponto algo nesse final de semana. Sabemos que temos de controlar e resolver, caso contrário, nos colocamos sob enorme pressão”, finalizou o chefe da Red Bull.

Fórmula 1 volta de 13 a 15 de setembro em Baku, para a disputa do GP do Azerbaijão, 17º da temporada 2024.

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