Red Bull diz que punição a Verstappen no Catar veio por “histeria” de Russell
Christian Horner disse que punição a Max Verstappen após a classificação foi "sem precedentes" e que decisão dos comissários só veio por causa de "histeria" de George Russell
Mesmo vencendo o GP do Catar com certa tranquilidade, Max Verstappen ficou extremamente irritado com a punição que o tirou da pole-position da prova em Lusail, realizada no último domingo (1). Apesar de cravar o tempo mais rápido na classificação, o neerlandês da Red Bull foi rebaixado ao segundo posto pelos comissários depois de atrapalhar George Russell, da Mercedes, em uma volta lenta.
Verstappen, por sinal, atacou o britânico na coletiva de imprensa, afirmando que “perdeu o respeito por ele”. Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, chamou a punição de algo “sem precedentes”, e afirmou que isso motivou Max a pressionar o rival de forma mais incisiva na largada.
Relacionadas
“Digamos que ele não ficou encantado com a decisão. Foi uma decisão muito estranha porque, pelas circunstâncias de ontem [sábado], os dois carros estavam em voltas lentas e eu senti que George e Mercedes fizeram um grande caso. É sem precedentes uma volta lenta de Max resultar em uma punição de 1 posição. Mas ele converteu o fato de estar no lado sujo da pista em uma das melhores largadas do ano e estava determinado que, em qualquer ponto que George freasse, ele frearia mais tarde e assumiria a liderança ao fim da volta 1”, declarou.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA MAIS: Opinião GP: GP do Catar expõe face da FIA que é cara de seu autoritário presidente
“Max ficou decepcionado. Se você olhar objetivamente, poderiam argumentar que o George estava muito rápido em uma volta lenta com dois carros à frente dele. Então, talvez estivesse pilotando de forma imprudente. Ele estava motivado para ganhar e acho que isso só o motivou a largar bem”, seguiu.
Horner também afirmou que a punição veio por conta da “histeria” de George. O inglês é o atual presidente da Associação de Pilotos de Grand Prix [GPDA] e também chegou a ser cobrado por Verstappen durante um encontro do grid antes da famigerada parada dos pilotos, que acontece antes das corridas.
“Acho que a punição foi mais baseada na histeria do George, que esteve bem histérico neste fim de semana. Isso é uma infelicidade. Acho que houve um pouco de oportunismo”, concluiu.
A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, entre os dias 6 e 8 de dezembro, com o GP de Abu Dhabi. Será a 24ª e última etapa da temporada 2024.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.