Red Bull é desclassificada por irregularidade no carro, e Ricciardo e Vettel largam no fim do grid em Abu Dhabi
Originalmente classificados para largar na terceira fila em Abu Dhabi, Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel foram desclassificados devido a uma flexibilidade irregular do aerofólio dianteiro do RB10
De nada adiantaram os esforços de Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel para garantirem o quinto e o sexto lugares no grid de largada para o GP de Abu Dhabi. A dupla da Red Bull foi desclassificada do resultado da sessão devido a uma irregularidade encontrada após a sessão pela FIA.
O delegado-técnico Jo Bauer informou que realizou nos carros um teste de rigidez da asa dianteira, e os dois carros da Red Bull foram reprovados.
Relacionadas
"Ao checar a asa dianteira dos carros 1 e 3, foi constatado que os flapes da asa foram desenhados para flexionar sob carga aerodinâmica. Em minha opinião, isso não está de acordo com o Artigo 3.15 do Regulamento Técnico da F1", diz o texto de Bauer.
Diante disso, o caso foi encaminhado aos comissários, que se reuniram com representantes da Red Bull para ouvir a defesa do caso. Contudo, a explicação não foi acatada, e o time acabou punido. Os dois pilotos poderão largar da última fila.
A punição significa que a terceira fila agora terá Daniil Kvyat, da Toro Rosso, e Jenson Button, da McLaren. Nico Rosberg sai na pole com Lewis Hamilton ao seu lado.
Antes, Ricciardo havia celebrado o resultado e ficado feliz por se ver tão próximo de Hamilton e dos dois pilotos da Williams.
Essa é a segunda vez que a Red Bull é desclassificada na temporada 2014. Na primeira corrida do ano, na Austrália, Ricciardo chegou em segundo, mas foi excluído do resultado por ter desrespeitado o fluxo de combustível de 100 kg/h estipulado pelo novo regulamento técnico da categoria. A equipe recorreu às instâncias superiores, mas perdeu novamente.
A largada para o GP de Abu Dhabi será dada às 11h (de Brasília), com acompanhamento AO VIVO e em TEMPO REAL do GRANDE PRÊMIO.
F1, GP de Abu Dhabi, Yas Marina, grid de largada:
1 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:40.480 | 13 | ||
2 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:40.866 | +0.386 | 12 | |
3 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:41.025 | +0.545 | 18 | |
4 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:41.119 | +0.639 | 20 | |
5 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO RENAULT | 1:41.267 | +0.787 | 18 | |
6 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN MERCEDES | 1:41.893 | +1.413 | 18 | |
7 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:41.908 | +1.428 | 15 | |
8 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI | 1:41.964 | +1.484 | 19 | |
9 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLAREN MERCEDES | 1:42.236 | +1.756 | 13 | |
10 | 25 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | TORO ROSSO RENAULT | 1:42.866 | +2.386 | 12 | |
11 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:42.198 | +1.718 | 15 | |
12 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:42.207 | +1.727 | 12 | |
13 | 99 | ADRIAN SUTIL | ALE | SAUBER FERRARI | 1:42.239 | +1.759 | 14 | |
14 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | SAUBER FERRARI | 1:42.384 | +1.904 | 8 | |
15 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS RENAULT | 1:43.074 | +2.594 | 8 | |
16 | 10 | KAMUI KOBAYASHI | JAP | CATERHAM RENAULT | 1:42.819 | +2.339 | 7 | |
17 | 9 | WILL STEVENS | ING | CATERHAM RENAULT | 1:42.860 | +2.380 | 6 | |
18 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS RENAULT | P +20 | 1:44.540 | +4.060 | 8 |
19 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | DSC | 1:45.095 | +4.615 | 12 |
20 | 1 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT | DSC | 1:42.768 | +2.288 | 17 |
TEMPO 107% | Q1 | 1:48.291 | +7.811 | |||||
RECORDE | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT Rb6 | 1:38.102 | 17/11/2010 | |||
MELHOR VOLTA | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT RB5 | 1:40.279 | 01/11/2009 |
Para quem esperava uma classificação acirrada vide o desempenho dos dois candidatos ao título nos treinos livres, as expectativas foram atendidas: Lewis Hamilton dominou as duas partes da classificação em Abu Dhabi, mas Nico Rosberg deu o bote naquela que valia, o Q3. Contando com um erro do inglês, o alemão chegou à 11ª pole do ano com o tempo de 1min40s480 e ao menos termina este sábado (22) com a consciência de que fez seu papel. O inglês terminou 0s386 atrás.
A Williams até que surpreendeu. Em todas as fases, sempre colocou Felipe Massa e Valtteri Bottas como donos de alguns dos trechos mais rápidos da pista. De qualquer forma, o finlandês sai em terceiro, logo à frente do brasileiro.
Depois de semanas de expectativa, a Ferrari anunciou na última quinta-feira (20) a contratação de Sebastian Vettel como substituto de Fernando Alonso. O contrato com o tetracampeão válido por três anos.
Nesta sexta-feira, o jornal britânico ‘The Telegraph’ revelou que o contrato do tetracampeão com a escuderia de Maranello é de £ 150 milhões (aproximadamente R$ 600 milhões).