Red Bull endossa Verstappen e diz que há menos espaço para evoluir carros na Fórmula 1

Para Pierre Waché, diretor técnico do time taurino, concordou com opiniões de Max Verstappen e Adrian Newey, que já haviam pontuado sobre a menor distância entre as equipes da Fórmula 1 com o regulamento atual

A Red Bull endossou a opinião do tricampeão mundial Max Verstappen sobre a evolução dos carros na Fórmula 1. A categoria passou por uma verdadeira transformação a partir de 2022, quando a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) trouxe o novo regulamento, trazendo de volta o conceito de efeito-solo aos carros. Para a equipe austríaca, há menos espaço para os carros se desenvolverem em direções diferentes.

Essa afirmação foi feita por Verstappen e também por Adrian Newey, um dos maiores especialistas em aerodinâmica da história da F1 e que deve defender as cores da Aston Martin.

“Não é possível fazer muitas coisas dentro do regulamento atual. Não podemos aumentar a altura do carro, pois isso é menos eficiente com esse tipo de bólido. Todos trabalham na mesma direção e, portanto, você sempre vê o mesmo movimento para a mesma solução”, afirmou o diretor técnico da Red Bull, Pierre Waché, à revista inglesa Autosport.

Newey já tinha previsto que, em algum momento, o espaço de diferença entre as equipes seria cada vez menor com o atual regulamento. As diferenças entre as equipes de F1, que já eram extremamente pequenas, ficaram ainda menores, sobretudo com o avanço considerável da McLaren na temporada 2024 e, agora, com a evolução mais recente da Mercedes, que conseguiu voltar a vencer corridas.

Red Bull vive ameaça de McLaren e Mercedes na F1 2024 (Foto: Red Bull Content Pool)

A Red Bull, por outro lado, estagnou e não conseguiu crescer neste período e terá ameaças reais na segunda metade da temporada, principalmente no Mundial de Construtores.

Além da complexidade em conseguir mapear e desenvolver o bólido, os taurinos vivem momento conturbado nos bastidores, com a saída de importantes membros para outras equipes como Newey e Jonathan Wheatley, que deixou o cargo de diretor-esportivo para assumir a chefia da Audi na categoria.

Fórmula 1 faz a tradicional pausa para as férias de verão na Europa e volta de 23 a 25 de agosto em Zandvoort, para a disputa do GP dos Países Baixos.

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