Red Bull estuda comprar fábrica de motores da Renault e homologar unidade de força própria, diz jornalista

O fraco V6 turbo da Renault vem deixando a Red Bull cada vez mais insatisfeita com a falta de performance, mas a superação dos problemas pode envolver a homologação de um novo propulsor sob outra bandeira

A Red Bull está estudando comprar a fábrica de motores da Renault, em Viry-Chatillon, e construir um motor próprio, de acordo com o jornalista Adam Cooper. Essa seria uma forma de fugir do V6 turbo da montadora francesa através da homologação de uma nova unidade de força sob outra bandeira.

Segundo o jornalista, Helmut Marko, consultor da Red Bull, tem passado muito tempo em Viry neste ano, e fala-se também que Cyril Abiteboul, chefe da Caterham, pode retornar à fábrica onde antes trabalhava para comandar a reestruturação da operação.

Infiniti, Red Bull… Com novo dono, Viry-Chatillon poderia construir novo V6 turbo (Foto: Getty Images)

O regulamento que entrou em vigor no início de 2014 congela o desenvolvimento das unidades que foram homologadas por Renault, Mercedes e Ferrari e deve tornar mais difícil a recuperação da marca francesa — principalmente em relação aos alemães.

Devido a essa restrição, um novo motor é a melhor chance de fugir da falta de potência da Renault, e essa unidade de força poderia ser batizada de Renault ou então de Infiniti, montadora que patrocina a RBR.

Para esse projeto ser levado adiante, uma quantidade substancial de dinheiro precisará ser investida. Porém, a marca de bebidas energéticas já reserva bastante grana para pagar a Renault pelos motores que são usados pela Red Bull e pela Toro Rosso.

Por enquanto, Christian Horner, chefe da equipe tetracampeã da F1, diz que se trata de um cenário “altamente improvável”.

“Em primeiro lugar, precisamos todos ver quais são os planos da Renault. Obviamente, não faltam escolhas para um time como a Red Bull, mas queremos garantir que vamos ser competitivos no longo prazo. Obviamente, desenhar ou construir nosso próprio motor não é parte do nosso plano no momento”, fala.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.