Red Bull exalta “jovens rápidos” e descarta volta de Vettel à F1: “Muito tempo fora”
Para Helmut Marko, consultor da Red Bull, o momento da Fórmula 1 é outro e o retorno do tetracampeão Sebastian Vettel à categoria máxima do automobilismo parece improvável
O consultor da Red Bull, Helmut Marko, afirmou que não acredita que o tetracampeão mundial da Fórmula 1, Sebastian Vettel, possa voltar à categoria futuramente. Depois de ser demitido da Ferrari em 2020 e buscar novos ares na Aston Martin em 2021, o alemão não conseguiu atingir o objetivo de voltar a um carro competitivo na F1 e optou por se aposentar no fim da temporada 2022. Mas, ainda assim, o piloto nunca descartou a possibilidade de um retorno às pistas. Para Marko, isso não deve acontecer porque, segundo ele, a F1 vive momento diferente, dando mais oportunidades a “jovens rápidos”.
“Vettel está fora do esporte há muito tempo e há muitos jovens muito rápidos agora. Não tenho tido contato com ele há algum tempo. Ele está em algum lugar no norte da Europa, sem celular e onde os aviões não vão. Não tive muitas notícias dele nos últimos três meses”, afirmou o Marko, em entrevista ao Motorsport Total.
Anos após um grid bastante estagnado e com poucas trocas de pilotos, as equipes começaram a apostar nos jovens e a F1 2025 terá muitas caras novas correndo durante a temporada completa.
São eles Oliver Bearman, na Haas, Franco Colapinto no assento da Williams, Jack Doohan com a Alpine e Andrea Kimi Antonelli na Mercedes. Outros nomes ainda podem aparecer no grid, como o próprio brasileiro Gabriel Bortoleto, que perdeu força, mas segue como uma das opções para assumir uma vaga na Sauber.
A renovação do grid não só impõe um novo momento para a categoria, como desafia pilotos mais experientes a mostrar serviço em suas equipes como, por exemplo, Valtteri Bottas e, sobretudo, Sergio Pérez, que faz uma temporada ruim e ainda tem vaga ameaçada na equipe taurina.
Um dos nomes cotados recentemente para fazer parte do time dos energéticos a partir de 2026 foi George Russell, da Mercedes. Marko elogiou o britânico, mas disse que a Red Bull quer, neste momento, focar no desenvolvimento dos pilotos da casa, como Liam Lawson, Yuki Tsunoda e Isack Hadjar.
“George Russell é tão rápido quanto Lewis Hamilton, se não for mais rápido que ele, mas ele é um piloto da Mercedes. Acho que, por enquanto, vamos nos concentrar em nossos jovens pilotos e ver o que eles podem fazer. Veja o Colapinto, um piloto com pouca experiência e que não teve muito sucesso nas categorias inferiores. Também devo dizer que ele não correu com as melhores equipes, mas na Fórmula 1 ele fez um trabalho incrível”, elogiou o consultor.
A Fórmula 1 agora faz longa pausa e retorna de 18 a 20 de outubro em Austin, Estados Unidos, início da perna americana da temporada 2024.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.