Verstappen fez estratégia dar certo contra Mercedes na Holanda, diz chefe da Red Bull

Christian Horner ficou muito satisfeito com Max Verstappen e também com Sergio Pérez, que largou do pit-lane e terminou a corrida deste domingo em oitavo na Holanda. O chefe da Red Bull acredita que a Mercedes vai levar a vantagem em Monza e Sóchi

ZZZZZ… A ANÁLISE DO SONOLENTO GP DA HOLANDA DE FÓRMULA 1 | BRIEFING

A Red Bull arrancou um resultado muito importante para as suas pretensões de título do Mundial de Pilotos e de Construtores em 2021. Max Verstappen conquistou uma grande vitória neste domingo (5) no GP da Holanda, em Zandvoort, e segundo Christian Horner o piloto teve todo o mérito para neutralizar a tentativa de nó tático da Mercedes ao longo da corrida com Lewis Hamilton e Valtteri Bottas. E Sergio Pérez, depois de ter largado do pit-lane, conseguiu uma positiva oitava colocação no traçado holandês. O mexicano foi eleito pelos fãs da F1 como o Piloto do Dia em Zandvoort.

Perguntado pela reportagem da emissora britânica Sky Sports se considerou a corrida deste domingo tranquila, o chefe da Red Bull refutou. “Uma corrida como essa nunca é fácil”.

O dirigente britânico atribuiu o êxito da equipe em Zandvoort justamente à pilotagem de Verstappen. A Red Bull marcou Hamilton e chamou o holandês para fazer seus dois pit-stops justamente uma volta depois do heptacampeão.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

MAX VERSTAPPEN; GP DA HOLANDA; VITÓRIA;
Max Verstappen vibra com vitória em casa na Fórmula 1 (Foto: Red Bull Content Pool)

Depois da primeira parada, Bottas assumiu a liderança, em movimento da Mercedes para tentar segurar Max e ajudar Hamilton a fazer a ultrapassagem. Mas Verstappen não demorou mais do que algumas voltas para superar o carro do finlandês, que não opôs resistência e foi ultrapassado na reta dos boxes.

“O mais importante era largar [bem], e sabíamos as opções estratégicas que a Mercedes tinha. Eles iam separar [os dois carros] e fizeram exatamente isso”, explicou.

“O mais importante da corrida era Max passar Valtteri, e ele fez isso rapidamente. Depois, conseguimos cobrir Lewis. Ficamos preocupados sobre Valtteri segurá-lo e Lewis conseguir o undercut em cima dos dois”, lembrou Horner.

A jornada de ‘Checo’ Pérez também foi bastante elogiada pelo comandante da Red Bull. “Eu nunca vi, na Holanda, uma reação como a de hoje, para nenhum piloto”.

A Fórmula 1 quer revisar regras depois de não-GP da Bélgica. Mas o que mudar? Ouça no Paddock GP #119

“Ele fez uma grande corrida hoje. Ele travou os pneus [em disputa com Nikita Mazepin, ocorrida no começo da corrida] e tivemos de chama-lo para o pit-stop por motivos de segurança. Foi uma grande reação desde onde ele partiu”, destacou Horner.

A Mercedes ainda lidera perante a Red Bull no Mundial de Construtores. Horner entende que a equipe rival terá grande vantagem nas duas próximas corridas. Mas que, depois da Rússia, a batalha tende a ficar mais favorável.

“Acho que as próximas corridas serão em fortalezas da Mercedes. Monza e Sóchi são duas pistas que esperamos que eles tenham vantagem. Depois disso, há pistas que voltam mais para nós”, explicou Christian, que previu uma batalha que será definida apenas no fim do campeonato. “Acredito que vai ser muito apertado”, concluiu.

A Fórmula 1 volta a acelerar já no próximo fim de semana com a 14ª etapa da temporada 2021 do campeonato. Monza será palco de uma programação diferente para o GP da Itália por conta da primeira corrida de classificação de F1 realizada no ‘templo’ do automobilismo mundial, no sábado. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo sempre AO VIVO e em TEMPO REAL.

Carlos Sainz bateu forte a Ferrari na inclinada curva 3 do circuito de Zandvoort no treino livre 3 (Vídeo: F1 TV)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.