Red Bull não vê necessidade de apontar novo diretor-técnico quando Newey reduzir envolvimento na F1

Como parte de seu novo contrato com a Red Bull, Adrian Newey vai se afastar da F1 para se dedicar a projetos além da categoria dentro da empresa de bebidas energéticas

A Red Bull não pretende indicar um novo diretor-técnico para ocupar o lugar de Adrian Newey quando o projetista se afastar do dia-a-dia da equipe no Mundial de F1. A afirmação foi do chefe da escuderia baseada em Milton Keynes, Christian Horner.

A partir do fim deste ano, Newey vai começar a se envolver menos com a F1 para se dedicar a projetos especiais da Red Bull, como foi revelado na ocasião da renovação de seu contrato com o time, na semana do GP do Canadá.

Horner indicou três nomes que acredita estarem prontos para ocuparem o lugar de Newey: o designer-chefe Rob Marshall, o chefe de aerodinâmica Dan Fallows e o engenheiro-chefe Paul Monaghan.

Adrian Newey vai se afastar da F1 nos próximos anos (Foto: Mark Thompson/Getty Images)

“Nós não vamos apontar um diretor-técnico, não precisamos de um. Adrian ainda vai estar muito envolvido em ajudar a encontrar uma direção. Mas é uma oportunidade para gente que está abaixo de Adrian dar um passo à frente e assumir mais responsabilidades”, afirmou Horner à revista britânica ‘Autosport’.

“Com Rob Marshall, Dan Fallows e Paul Monaghan, temos um grupo técnico muito forte”, assegurou.

Horner também minimizou o impacto que o afastamento de Newey pode ter no time. “Adrian nunca guardou segredo quanto ao fato de que daria um passo atrás em algum momento. Ele alcançou aquele ponto agora e nós montamos uma estrutura para acomodar isso, e ainda vamos nos beneficiar do envolvimento dele. Então é a melhor situação para todos”, disse.

“Temos uma ótima situação, em que Adrian não vai desaparecer completamente e uma porcentagem do seu tempo ainda será na F1. Mas é uma grande chance para o forte conjunto que temos sob o comando de Adrian se impor”, completou o dirigente.

Newey saiu da McLaren em 2005 para se juntar à Red Bull no ano seguinte e foi peça-chave na conquista dos quatro títulos de Sebastian Vettel, de 2000 a 2014.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.