Red Bull pede investigação profunda da FIA sobre trator em Suzuka: “Inaceitável”

Christian Horner criticou a decisão de realizar a prova em Suzuka sem qualquer visibilidade do piloto à frente. E pediu uma investigação completa à FIA sobre o ocorrido

Pierre Gasly passa muito próximo a trator na pista em Suzuka (Vídeo: Reprodução/F1)

O GP do Japão realizado neste domingo (9) teve apenas duas voltas até o momento e segue em bandeira vermelha por conta dos acidentes envolvendo Carlos Sainz e Alex Albon. Mas o fato que gerou revolta em todos os envolvidos na prova foi a presença de um trator na pista enquanto os carros ainda passavam por ela em velocidade.

Pierre Gasly foi o primeiro a esbravejar no rádio contra a direção de prova, Lando Norris e Checo Pérez na sequência também fizeram o mesmo via redes sociais. Agora, é a vez da Red Bull na figura do chefe de equipe, Christian Horner, criticar a realização da corrida com as chuvas muito fortes que atingem o país.

LEIA MAIS:
+ Albon diz que não entende motivo de largada na chuva do Japão: “Só víamos 10 metros”
+ F1 interrompe GP do Japão com duas voltas por chuva forte e batida de Sainz
+ FIA repete Bianchi e solta trator em Suzuka em acidente de Sainz. E Gasly quase bate
+ Sainz perde controle e destrói Ferrari no muro na primeira volta do GP do Japão

+ Gasly se revolta com trator na pista em Suzuka: “Eu poderia ter me matado ali”
+ FIA se isenta e culpa Gasly por quase colisão com trator na chuva em Suzuka

O britânico relembrou a morte de Jules Bianchi em 2015 e disse que foi alertado por Pérez sobre a presença do trator na pista. “Totalmente inaceitável. Perdemos Jules aqui… Isso nunca deveria acontecer. É preciso uma investigação completa sobre como e por que um veículo de recuperação estava na pista, fomos avisados por Checo e é extremamente perigoso quando a visibilidade é zero.”

Pérez alertou a Red Bull sobre presença de trator dentro da pista em Suzuka (Foto: Red Bull Content Pool)

Christian insistiu em uma investigação profunda sobre a presença do trator e espera providências da FIA. “O safety-car virtual foi instaurado por uma razão apóa aquele acidente terrível. Espero que haja a devida diligência porque há alguns anos, decidiu-se que era inaceitável. A visibilidade é simplesmente horrível”, falou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Para o futuro, Horner admite que se deve pensar em outras possibilidades para poder realizar uma corrida com chuva em melhores condições de visibilidade. “É algo que devemos olhar, quem sabe asfaltos diferentes, melhor drenagem, a água parada que causa os problemas. A segurança vem em primeiro lugar.”

A prova, neste momento, está em bandeira vermelha, com relargada programada para às 4h15 (horário de Brasília). O GRANDE PRÊMIO segue com a cobertura AO VIVO e EM TEMPO REAL de todas as atividades do GP do Japão de Fórmula 1.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.