Red Bull reduziu potência do motor de Verstappen para evitar pane, diz consultor

Helmut Marko, consultor da Red Bull, revelou que Max Verstappen teve problemas no motor durante o GP do Bahrein, que inaugurou a temporada 2021 da Fórmula 1. A equipe teve de diminuir a potência do motor por conta de problemas relacionados à temperatura

Hamilton vence na estratégia e pega Verstappen: assista como foi o GP do Bahrein (Vídeo: GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Helmut Marko, consultor da Red Bull, revelou que a equipe de Milton Keynes, por conta de problemas de software e temperatura, foi obrigada a reduzir a potência do motor Honda no carro de Max Verstappen durante o GP do Bahrein. Pole, o holandês liderou a primeira parte da corrida que abriu a temporada 2021, mas acabou sendo derrotado pela melhor estratégia da Mercedes.

“Os problemas que tivemos eram principalmente ligados ao software. Nada no hardware, então eram coisas que você podia corrigir com ajustes”, afirmou o consultor de 77 anos ao site alemão Formel1.de. 

Ao longo do GP do Bahrein, Verstappen não foi o único piloto da equipe taurina a sofrer com falhas. No final da volta de apresentação, Sergio Pérez enfrentou uma pane em seu carro, sendo obrigado a reiniciar todo o sistema para continuar na prova. Na ocasião, o mexicano teve de largar dos boxes, chegando ao final da prova na quinta colocação.

HELMUT MARKO; RED BULL;
Helmut Marko falou sobre o desempenho do novo carro da rival mais direta da Red Bull na F1, a Mercedes (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

De acordo com as regras da Fórmula 1, em casos similares, é permitido que a equipe diminua a potência do motor para solucionar o problema, mas, mesmo que a falha seja resolvida, a unidade de potência não poderá voltar às configurações originais anteriores ao reparo.

Apesar dos problemas, Max chegou a liderar uma parte da prova, e até as últimas voltas disputou a vitória com Lewis Hamilton, que levou a melhor na disputa, deixando o holandês com a segunda colocação. “No começo da corrida, tivemos problemas na área do diferencial e no último setor, para ser mais especificamente, perdendo até três décimos por volta. Mas ainda sim, o Max pilotou de acordo”, finalizou Marko.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube