Red Bull rejeita ordens de equipe para ajudar Ricciardo e crê em reação de Verstappen: “Ele tem experiência”

Christian Horner entende que seria otimista demais trabalhar em função de Daniel Ricciardo, ainda mais em um ano em que a Red Bull não oferece chances claras de lutar pelo título, de forma que qualquer ordem de equipe, com Max Verstappen correndo em função do australiano, está descartada. Sobre o jovem holandês, o dirigente tem certeza de que a má fase vai passar

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A Red Bull vive um momento bastante contrastante no que diz respeito aos seus pilotos em 2017. Por um lado, Daniel Ricciardo faz uma grande temporada, já venceu no campeonato — no insano GP do Azerbaijão — e emendou uma sequência de cinco pódios nas últimas cinco corridas. São 107 pontos em nove provas, desbancando até mesmo Kimi Räikkönen, da Ferrari. Por outro lado, Max Verstappen vive uma onda de azar que parece não ter fim. Foram nada menos que cinco abandonos nas últimas sete corridas. Não à toa, até Sergio Pérez, da Force India, já o superou na tabela de pontos do Mundial de Pilotos. O holandês tem 45 tentos.

 
Mas o cenário atual não ilude Christian Horner. O chefe da Red Bull deixou claro que não pensa em trabalhar em favor de Ricciardo em termos de título. A diferença que separa o australiano do líder do campeonato, Sebastian Vettel, hoje é de 64 pontos, de modo que o britânico entende que seria otimista demais impor ordens de equipe para ajudar Daniel. Não neste momento, em que a Red Bull ainda não ostenta chances de lutar claramente pelo título.
 
“Não estamos pensando em títulos, estamos pensando em conseguir performance no carro, em seguir corrida após corrida”, afirmou Horner, cauteloso, em entrevista veiculada pelo site norte-americano ‘Motorsport.com’. “Não nos consideramos como concorrentes neste campeonato. Queremos chegar a cada GP, dar o melhor e reduzir a diferença”, disse o britânico, centrado no objetivo que é possível aos taurinos no momento.
Horner está confiante na reação de Max Verstappen na temporada (Foto: Red Bull Content Pool)
Dessa forma, Horner deixou claro que não há a menor chance de lançar mão de ordens de equipe para favorecer Ricciardo neste momento. 
 
“Absolutamente. Se Ricciardo estivesse 15 ou 20 pontos à frente [de Vettel], seria uma história diferente. Mas com 64 pontos antes mesmo de chegar à metade da temporada, é preciso ser otimista sobre começar a adotar ordens de equipe”, salientou.
 
Quanto a Verstappen, em que pese toda a má fase — que culminou com mais um abandono no último domingo, desta vez por ter sido acertado pela Toro Rosso de Daniil Kvyat —, Horner entende que é uma situação passageira e que logo Max vai dar a volta por cima. “Apesar da sua idade, ele tem muita experiência e já viveu problemas parecidos em sua carreira de piloto no kart e em outras categorias”, disse.
 
Mas a boa forma geral da Red Bull faz com que Horner esteja bastante confiante sobre o potencial do carro, ainda mais depois que Ricciardo conseguiu vencer o duelo com Lewis Hamilton nas últimas voltas do GP da Áustria. A confiança é que, em algum momento, os taurinos consigam de fato lutar pela vitória novamente na F1. 
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“O que realmente está impulsionando é que o carro se coloca cada vez mais forte, e hoje podemos dizer que foi a corrida mais competitiva da temporada, e certamente desde Mônaco, e particularmente neste tipo de circuito”, comentou o dirigente.

 
“Você pode ver em toda a corrida que no setor 2, de curvas, nós fomos o carro mais rápido durante toda a corrida na comparação com a Ferrari e a Mercedes no mesmo lugar. De modo que você pode notar que a evolução está a caminho, e quando chegar, como sempre acontece nos esportes, você poderia vencer três corridas sem necessidade de mudar algo sobre o que está fazendo agora”, concluiu Horner.
MORBIDELLI VÊ ROSSI COMO INSPIRAÇÃO E DIZ QUE CONSELHO O TORNOU MAIS AGRESSIVO NAS CORRIDAS

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.