Red Bull reutiliza motor do GP da Hungria e evita que Vettel perca posições no grid de largada na Bélgica

Sebastian Vettel não vai receber nenhuma punição por troca de motor no GP da Bélgica por reutilizar o propulsor que tinha em seu carro em Budapeste, há um mês, mantendo-se dentro do limite de cinco unidades de força por temporada — por ora

Não vai ser neste fim de semana que Sebastian Vettel vai perder posições no grid de largada por estourar o limite de seis unidades de força por temporada. Embora o próprio piloto tenha admitido que é inevitável que ele e a Red Bull tenham de apelar para um sexto motor até o fim do ano, em Spa-Francorchamps, a reutilização do propulsor que estava no carro no GP da Hungria, no fim de julho, vai evitar a penalização.

Red Bull viveu um dia cheio de problemas com Sebastian Vettel em Spa (Foto: Beto Issa)

Vettel teve um problema relacionado à parte elétrica do motor no primeiro treino livre da sexta-feira. Para avaliar bem a situação, a Red Bull resolveu deixá-lo de fora também do segundo treino, e constatou que a melhor situação era promover a troca. A falha começou na ignição e deixou um dos cilindros sem força.

“Era um motor novo, mas tivemos um problema na ignição. Basicamente, perdemos potência de um dos cilindros. Infelizmente, tivemos que reverter para um motor velho, mas está OK, pois esse reserva foi usado em Budapeste”, explicou Rémi Taffin, diretor de operações de pista da Renault, parceira da Red Bull.

A cobertura completa do GP da Bélgica no GRANDE PRÊMIO
As imagens do sábado da F1 em Spa-Francorchamps
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

O contratempo ainda provocou um superaquecimento da estrutura que inclusive quebrou o escapamento. Apesar disso, Taffin afirmou que, com as devidas checagens e os consertos necessários, o quinto V6 turbo de Vettel deve poder ser usado dentro de duas semanas no GP da Itália. “Podemos dizer que, a partir da próxima corrida, há a chance de uma punição, mas pode se tornar algo estratégico, então é difícil de prever”, falou o francês. “99% de chance de que vamos ter um sexto motor em algum ponto”, admitiu.

Vettel está na sexta posição no Mundial de Pilotos com 88 pontos somados. Seu companheiro de equipe, Daniel Ricciardo, que está tendo sorte muito melhor no que diz respeito a problemas mecânicos em 2014, é o terceiro com 131.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.