Red Bull supera Mercedes de 2016 e bate recorde de vitórias em uma só temporada

A Red Bull 2023, do RB19, de Max Verstappen e Sergio Pérez, chegou a 20 vitórias em 21 etapas, superando mais uma marca que parecia imbatível, a da Mercedes de 2016

Max Verstappen venceu o GP de Las Vegas do último domingo (19) e fez a Red Bull bater mais um daqueles recordes que pareciam impossíveis na F1. Agora, o time austríaco tem 20 triunfos na temporada 2023, superando as absurdas 19 da lendária Mercedes de 2016, ano em que Nico Rosberg superou Lewis Hamilton e foi campeão mundial.

Curiosamente, naquela temporada a Mercedes só deixou de vencer duas corridas e, uma delas, teve Verstappen triunfando. Foi justamente na estreia do holandês pela Red Bull, no GP da Espanha, quando Rosberg e Hamilton bateram na largada.

A outra derrota do time prata na ocasião foi na Malásia, quando a outra Red Bull venceu: Daniel Ricciardo puxou a dobradinha da equipe energética em corrida que Rosberg teve problemas e Hamilton sofreu uma quebra de motor.

Em 2023, a Red Bull só não venceu o GP de Singapura, etapa em que os austríacos estiveram completamente perdidos com o acerto. O triunfo foi da Ferrari de Carlos Sainz.

Max Verstappen venceu o GP de Las Vegas (Foto: AFP)

Agora, no GP de Abu Dhabi, última etapa da F1 2023, a Red Bull tenta confirmar o maior aproveitamento de vitórias da história da categoria em um só ano. Os austríacos partem para os Emirados Árabes com mais de 95%, contra os quase 94% que a McLaren de Ayrton Senna e Alain Prost teve em 1988. Curiosamente, naquele ano também foi uma Ferrari que impediu o 100%: Gerhard Berger venceu o GP da Itália.

Em 2023, a Red Bull foi praticamente Verstappen. O agora tricampeão do mundo venceu nada menos que 18 das 20 corridas do time, enquanto Sergio Pérez, que já selou o vice, contribuiu com dois triunfos, na Arábia Saudita e no Azerbaijão.

Fórmula 1 retorna já neste fim de semana, entre os dias 24 e 26 de novembro, com o GP de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, 22ª e última etapa da temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.