‘Rei de Spa’, Räikkönen espera desafiadora curva Eau Rouge “mais fácil” no fim de semana em comparação a 2014

Dono do melhor retrospecto dentre os pilotos em atividade no tradicional circuito belga, Kimi Räikkönen acredita que terá um desempenho melhor na mais desafiadora curva da F1, a Eau Rouge, em relação ao que enfrentou no ano passado

Kimi Räikkönen ostenta um currículo de muito respeito em Spa-Francorchamps. Foi lá que o finlandês venceu nada menos que quatro vezes na carreira, sendo o piloto do grid atual melhor sucedido no traçado belga. Em 2014, longe de ter um bom carro, o finlandês terminou em quarto lugar com a Ferrari, seu melhor resultado num ano absolutamente difícil.

Para 2015, a expectativa de Kimi para o GP da Bélgica é mais positiva. Não apenas por contar com um carro mais equilibrado, a SF15-T em relação ao modelo anterior construído pela Ferrari, mas por ver esse equilíbrio colocado em prática na mais desafiadora curva de toda a F1, a Eau Rouge.

Kimi foi chamado pela Ferrari de 'Rei de Spa' após quarta vitória no circuito, em 2009 (Foto: Ferrari)

O início da veloz curva é feito em descida, exercendo aos pilotos uma força gravitacional de 1,7G antes de uma forte e rápida subida da reta Kemmel em direção à curva Les Combes, esta feita em velocidade reduzida. Com a adoção do novo regulamento no ano passado, muitos pilotos tiveram dificuldades no trecho.

Contudo, Kimi acredita que a Eau Rouge oferecerá menos dificuldade em 2015. “No ano passado, foi uma curva bastante complicada para nós, depende do quão bom seja seu carro. Espero que neste ano seja um pouco mais fácil passar por lá, mas há alguns anos ela era feita facilmente de pé cravado. Depende muito de ano para ano, os pneus e as condições. Mas ainda assim as coisas podem dar errado, e é um trecho rápido, por isso é algo emocionante.”

“Gosto de lá. O circuito é bom, é um circuito à moda antiga. É bonito porque está na floresta. Curti ir para lá, mas o clima pode ser bem complicado. Geralmente, vemos uma corrida bem empolgante, com muitas ultrapassagens e muitas coisas acontecendo”, complementou.

Räikkönen fará parte de um fim de semana muito especial para a Ferrari na Bélgica. A mítica equipe de Maranello completará nada menos que 900 GPs na F1, sendo de longe a equipe que mais alinhou no grid na história da categoria.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube