Relatório diz que torcedor invadiu pista em dez segundos em Cingapura. Organização promete reforço na segurança

Um relatório divulgado pelos organizadores do GP de Cingapura esclareceu como se deu a invasão da pista durante a corrida da semana passada. Organização do GP disse que segurança estava dentro dos padrões de outras etapas do calendário, mas prometeu reforço

A organização do GP de Cingapura divulgou um relatório sobre como um homem conseguiu entrar na pista durante a corrida da semana passada e prometeu reforçar a segurança para a próxima edição do evento.

De acordo com a investigação conduzida pelos promotores do GP, Yogvitam Pravin Dhokia, 27, escalou uma grade de 1,1 metro para entrar uma área de trabalho dos fiscais de pista. Depois disso, esgueirou-se por uma abertura horizontal que há no alambrado para que os fiscais possam adentrar o traçado em caso de necessidade. Tudo isso ocorreu em um intervalo de dez segundos.

Pessoa invade pista durante a prova (Foto: Reprodução/Twitter)

Dhokia ficou dentro da pista por cerca de 15 segundos e, logo depois de sair por uma abertura semelhante na grade do outro lado do traçado, foi detido pelos fiscais e entregue à polícia. Mais tarde, divulgou-se que o homem não tinha dinheiro para pagar a fiança de R$ 42 mil. Ele foi acusado e pode pegar até seis meses de prisão.

Ainda segundo o relatório, cerca de metade destes pontos de entrada na pista fica nas proximidades de postos de fiscalização. A outra metade é vigiada por seguranças, e este procedimento é padrão na maior parte dos circuitos da F1.

"A organização do GP de Cingapura está estudando formas de aumentar a segurança em áreas identificadas", disse Gabriel Tan, o responsável pelo circuito de rua de Marina Bay. "Na área em que a invasão aconteceu, estamos considerando a instalação de grades mais altas. Um aumento substancial no número de fiscais na corrida também está sendo avaliado. Estes fiscais trabalhariam em conjunto com os seguranças das áreas destinadas a espectadores."

A invasão provocou a segunda intervenção do carro de segurança na prova vencida por Sebastian Vettel.

Em nota, a FIA declarou estar de acordo com os achados e com os planos de mudança.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.